Diálogo de políticas públicas e experiências escolares de meninas-mães da periferia

Authors

  • Denise Raquel Raquel Rohr
  • Maria Simone Vione Schwengber

Keywords:

Gravidez. Escolarização. Políticas públicas.

Abstract

Atualmente, as mulheres brasileiras jovens e
pobres ainda engravidam vivenciando desafios
de reinserção em espaços marcados por
relações conflituosas e escolarização precária.
Objetivamos identificar os rastros da gravidez
nas trajetórias afetivo-sexuais e escolares de
jovens, entre 2008 e 2009, a partir do Centro
de Atendimento aos Adolescentes do Município
de Ijuí, Rio Grande do Sul (Caami). Para isso,
utilizamos a abordagem metodológica de inspiração
etnográfica, fazendo observações e
entrevistas prolongadas de casos individuais,
mapeando os fatos da (s) história (s) de vida das
jovens mães e, posteriormente, organizando-os
em narrativas para compor o que denominamos
de fragmentos biográficos. A análise
indicou que as histórias de vida das meninas
podem qualificar as políticas públicas e educacionais
pelas suas particularidades voltadas
às mulheres adolescentes. Muitos estudos das
agências governamentais e das políticas públicas
que norteiam intervenções e estratégias
de ação no fenômeno gravidez/adolescência/
juventude centram-se em prescrições de
modos de "proteger" a saúde reprodutiva dos
adolescentes. Muitas dessas prescrições estão
em consonância com discursos estatísticos e
bio-psico-medicalizados, parecendo produzir
pouco impacto nas adolescentes de classes
menos favorecidas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denise Raquel Raquel Rohr

Mestranda Denise Raquel RohrUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul| Ijuí/RSPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Educação nas Ciências |UNIJUÍGrupo de Pesquisa Paidotribus | UnijuíBolsista CapesE-mail | deniseraquelrohr@yahoo.com.br

Maria Simone Vione Schwengber

Prof. Dra. Maria Simone Vione SchwengberUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul| Ijuí/RSDepartamento de PedagogiaCurso de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Educação nas Ciências |UNIJUÍGrupo de Pesquisa Paidotribus (Unijuí) e GEERGE | UFGRSE-mail | Simone@unijui.edu.brTradutora | Lene Belon Ribeiro

Published

15-06-2011

How to Cite

Raquel Rohr, D. R., & Schwengber, M. S. V. (2011). Diálogo de políticas públicas e experiências escolares de meninas-mães da periferia. Journal Education in Question, 40(26). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4044