Diálogo de políticas públicas e experiências escolares de meninas-mães da periferia
Palabras clave:
Gravidez. Escolarização. Políticas públicas.Resumen
Atualmente, as mulheres brasileiras jovens epobres ainda engravidam vivenciando desafios
de reinserção em espaços marcados por
relações conflituosas e escolarização precária.
Objetivamos identificar os rastros da gravidez
nas trajetórias afetivo-sexuais e escolares de
jovens, entre 2008 e 2009, a partir do Centro
de Atendimento aos Adolescentes do Município
de Ijuí, Rio Grande do Sul (Caami). Para isso,
utilizamos a abordagem metodológica de inspiração
etnográfica, fazendo observações e
entrevistas prolongadas de casos individuais,
mapeando os fatos da (s) história (s) de vida das
jovens mães e, posteriormente, organizando-os
em narrativas para compor o que denominamos
de fragmentos biográficos. A análise
indicou que as histórias de vida das meninas
podem qualificar as políticas públicas e educacionais
pelas suas particularidades voltadas
às mulheres adolescentes. Muitos estudos das
agências governamentais e das políticas públicas
que norteiam intervenções e estratégias
de ação no fenômeno gravidez/adolescência/
juventude centram-se em prescrições de
modos de "proteger" a saúde reprodutiva dos
adolescentes. Muitas dessas prescrições estão
em consonância com discursos estatísticos e
bio-psico-medicalizados, parecendo produzir
pouco impacto nas adolescentes de classes
menos favorecidas.
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Publicado
15-06-2011
Cómo citar
Raquel Rohr, D. R., & Schwengber, M. S. V. (2011). Diálogo de políticas públicas e experiências escolares de meninas-mães da periferia. Educación En Cuestión, 40(26). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4044
Número
Sección
Artigos
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