A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta

Autores

  • Rosália de Fátima e Silva
  • Lucrécio Araújo de Sá Júnior Sá Júnior

Palavras-chave:

Educador Social. Pedagogia Social. Escola Aberta.

Resumo

Neste texto, compartilhamos inquietações
acerca da formação do discente bolsista em
Projetos de Extensão, percebendo na sua
formação inicial a Pedagogia/Educação
Social como campo urgente e necessário ao
desenvolvimento de ações socioeducativas.
Como fio condutor, consideramos a natureza
pedagógica e acadêmica no desenvolvimento
das práticas nos Programas Escola
Aberta e Conexões de Saberes. Nossa
proposta é reiterar como fundamental o
envolvimento dos docentes coordenadores e
colaboradores de tais ações extensionistas
para construir nos bolsistas a natureza do
engajamento, relacionando cada área de
formação com a Pedagogia Social. Para
cumprir tal objetivo, nossas reflexões estão
organizadas em um grande tópico – A educação
e suas fronteiras –, que se desdobra
nos itens: 1 Origem popular/comunidade
popular; 2 Chegar ao “ser concreto”: educação
formal e não formal e 3 Traçar, inventar,
criar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosália de Fátima e Silva

Profa. Dra. Rosália de Fátima e SilvaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalCentro de Educação | Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMembro da Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e CurrículoCoordenou o Programa Escola Aberta na UFRN em 2007-2008E-mail | rosa_lia_64@hotmail.com

Lucrécio Araújo de Sá Júnior Sá Júnior

Prof. Dr. Lucrécio Araújo de Sá JúniorUniversidade Federal do Rio Grande do Norte| NatalMembro do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Educação ePráticas CulturaisCoordena o Programa Escola Aberta na UFRN em 2010-2011E-mail | lucrecia.sa@gmail.com

Downloads

Publicado

15-06-2011

Como Citar

Silva, R. de F. e, & Sá Júnior, L. A. de S. J. (2011). A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta. Revista Educação Em Questão, 40(26). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4045

Edição

Seção

Artigos