Quantidade/qualidade e educação superior
Palavras-chave:
Quantidade. Qualidade. Educação superior.Resumo
O artigo mostra que, para se pensar a relaçãoquantidade/qualidade e educação superior,faz-se necessário ter um projeto político-acadêmicoarticulado, em que se estabeleça o tipode universidade e de instituições de ensinosuperior de que o país necessita. Observaque a expansão da educação superior deveser entendida como um processo, no qual aquantidade se transforma em qualidade evice-versa e, para que isso se efetive, é necessárioprimeiro estabelecer tipos e modelosde instituições e depois como devem serampliados. Discute concepções, finalidades efunções da universidade, produção do conhecimentoe qualidade do trabalho acadêmico.Apoiando-se em dados de 1999 a 2010, mostraque, nos últimos anos, a expansão tem sidomarcada por interesses privado/mercantis queem geral dificultam a existência de instituiçõesuniversitárias requeridas pelo desenvolvimentodemocrático e soberano do país.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-04-2012
Como Citar
Fávero, M. de L. de A., & Sguissardi, V. (2012). Quantidade/qualidade e educação superior. Revista Educação Em Questão, 42(28). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4053
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.