Quantidade/qualidade e educação superior

Autores

  • Maria de Lourdes de A. Fávero
  • Valdemar Sguissardi

Palavras-chave:

Quantidade. Qualidade. Educação superior.

Resumo

O artigo mostra que, para se pensar a relaçãoquantidade/qualidade e educação superior,faz-se necessário ter um projeto político-acadêmicoarticulado, em que se estabeleça o tipode universidade e de instituições de ensinosuperior de que o país necessita. Observaque a expansão da educação superior deveser entendida como um processo, no qual aquantidade se transforma em qualidade evice-versa e, para que isso se efetive, é necessárioprimeiro estabelecer tipos e modelosde instituições e depois como devem serampliados. Discute concepções, finalidades efunções da universidade, produção do conhecimentoe qualidade do trabalho acadêmico.Apoiando-se em dados de 1999 a 2010, mostraque, nos últimos anos, a expansão tem sidomarcada por interesses privado/mercantis queem geral dificultam a existência de instituiçõesuniversitárias requeridas pelo desenvolvimentodemocrático e soberano do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes de A. Fávero

Profa. Dra. Maria de Lourdes de A. FáveroUniversidade Federal do Rio de Janeiro | Rio de JaneiroFaculdade de EducaçãoProfessora aposentada, atuando como pesquisadora no Programade Estudos e Documentação Educação e Sociedade | PROEDES | FE/UFRJE-mail | mlafavero@gmail.com

Valdemar Sguissardi

Prof. Dr. Valdemar SguissardiUniversidade Federal de São Carlos | São CarlosCentro de Educação e Ciências HumanasColabora com o Grupo de Pesquisa Universitas/Br | GT 11 | AnpedE-mail | vs@merconet.com.br

Downloads

Publicado

15-04-2012

Como Citar

Fávero, M. de L. de A., & Sguissardi, V. (2012). Quantidade/qualidade e educação superior. Revista Educação Em Questão, 42(28). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4053

Edição

Seção

Artigos