Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades

Autores

  • Flávia Eloisa Caimi
  • Sandra Regina Ferreira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4082

Palavras-chave:

Aula de história. Ensino-aprendizagem. Escola.

Resumo

O texto discute os processos de aprendizagemhistórica que se consubstanciam emespaços formais de escolarização, maisespecificamente no contexto da sala de aula.Em sua dinâmica metodológica, a propostado estudo toma como interlocutores 42 estudantesdo terceiro ano do ensino médio,interpelando-os acerca das suas experiênciascom a história escolar, nos contextos deaula, ao longo da escolarização. Tais manifestaçõessão cotejadas com os pressupostosdefendidos pela literatura educacional, noesforço de identificar pontos de aproximaçãoe/ou de distanciamento entre as expectativasdos estudantes e os postulados acadêmicosacerca da história escolar, validados porprofessores e pesquisadores do ensino dehistória. Os resultados indicam a existênciade um excelente ideário constituído sobre oque seria o “bom ensino de história”, que seaproxima muito das expectativas dos jovensacerca da história escolar. Tal ideário, noentanto, não se incorpora nas práticas escolares,permanecendo como um “discursosobre”, sem penetrar efetivamente o espaçoda sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Eloisa Caimi

Profa. Dra. Flávia Eloisa CaimiUniversidade de Passo Fundo | Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLíder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação | GESPEE-mail | caimi@upf.br

Sandra Regina Ferreira de Oliveira

Profa. Dra. Sandra Regina Ferreira de OliveiraUniversidade Estadual de Londrina |ParanáCentro de Educação Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLíder do Grupo de Pesquisa História e Ensino de HistóriaE-mail | sandra.oliveira@sercomtel.com.br

Downloads

Publicado

15-12-2012

Como Citar

Caimi, F. E., & Oliveira, S. R. F. de. (2012). Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades. Revista Educação Em Questão, 44(30). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4082

Edição

Seção

Artigos