Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4082Keywords:
Aula de história. Ensino-aprendizagem. Escola.Abstract
O texto discute os processos de aprendizagemhistórica que se consubstanciam emespaços formais de escolarização, maisespecificamente no contexto da sala de aula.Em sua dinâmica metodológica, a propostado estudo toma como interlocutores 42 estudantesdo terceiro ano do ensino médio,interpelando-os acerca das suas experiênciascom a história escolar, nos contextos deaula, ao longo da escolarização. Tais manifestaçõessão cotejadas com os pressupostosdefendidos pela literatura educacional, noesforço de identificar pontos de aproximaçãoe/ou de distanciamento entre as expectativasdos estudantes e os postulados acadêmicosacerca da história escolar, validados porprofessores e pesquisadores do ensino dehistória. Os resultados indicam a existênciade um excelente ideário constituído sobre oque seria o “bom ensino de história”, que seaproxima muito das expectativas dos jovensacerca da história escolar. Tal ideário, noentanto, não se incorpora nas práticas escolares,permanecendo como um “discursosobre”, sem penetrar efetivamente o espaçoda sala de aula.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-12-2012
How to Cite
Caimi, F. E., & Oliveira, S. R. F. de. (2012). Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades. Journal Education in Question, 44(30). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4082
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.