Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4082Palavras-chave:
Aula de história. Ensino-aprendizagem. Escola.Resumo
O texto discute os processos de aprendizagemhistórica que se consubstanciam emespaços formais de escolarização, maisespecificamente no contexto da sala de aula.Em sua dinâmica metodológica, a propostado estudo toma como interlocutores 42 estudantesdo terceiro ano do ensino médio,interpelando-os acerca das suas experiênciascom a história escolar, nos contextos deaula, ao longo da escolarização. Tais manifestaçõessão cotejadas com os pressupostosdefendidos pela literatura educacional, noesforço de identificar pontos de aproximaçãoe/ou de distanciamento entre as expectativasdos estudantes e os postulados acadêmicosacerca da história escolar, validados porprofessores e pesquisadores do ensino dehistória. Os resultados indicam a existênciade um excelente ideário constituído sobre oque seria o “bom ensino de história”, que seaproxima muito das expectativas dos jovensacerca da história escolar. Tal ideário, noentanto, não se incorpora nas práticas escolares,permanecendo como um “discursosobre”, sem penetrar efetivamente o espaçoda sala de aula.Downloads
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Publicado
15-12-2012
Como Citar
Caimi, F. E., & Oliveira, S. R. F. de. (2012). Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades. Revista Educação Em Questão, 44(30). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4082
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Artigos
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