Os sentidos do cuidado nos discursos de estudantes de um curso técnico em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n77ID40897Palavras-chave:
Educação Profissional em Saúde, Cuidado, Formação Humana Integral, GêneroResumo
Este artigo analisa os sentidos atribuídos ao cuidado de si e do outro por estudantes do Curso Técnico em Enfermagem da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, à luz da proposta de Formação Humana Integral preconizada pela Educação Profissional. A investigação de natureza qualitativa fez uso da Análise Textual Discursiva, para fins de análise das entrevistas semiestruturadas para a construção dos dados. Os discursos das participantes revelam tensões entre as exigências do cuidado profissional e a negligência do autocuidado, agravadas por condições de precarização e desigualdades de gênero. Conclui-se que o fortalecimento de práticas pedagógicas integradoras na Educação Profissional em Saúde é essencial à formação de profissionais críticos, autônomos e comprometidos com o bem-estar coletivo.
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