Los sentidos del cuidado en los discursos de estudiantes de un curso técnico en enfermería

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n77ID40897

Palabras clave:

Educação Profissional em Saúde, Cuidado, Formação Humana Integral, Gênero

Resumen

Este artigo analisa os sentidos atribuídos ao cuidado de si e do outro por estudantes do Curso Técnico em Enfermagem da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, à luz da proposta de Formação Humana Integral preconizada pela Educação Profissional. A investigação de natureza qualitativa fez uso da Análise Textual Discursiva, para fins de análise das entrevistas semiestruturadas para a construção dos dados. Os discursos das participantes revelam tensões entre as exigências do cuidado profissional e a negligência do autocuidado, agravadas por condições de precarização e desigualdades de gênero. Conclui-se que o fortalecimento de práticas pedagógicas integradoras na Educação Profissional em Saúde é essencial à formação de profissionais críticos, autônomos e comprometidos com o bem-estar coletivo.

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Biografía del autor/a

Larissa Maia de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Observatório da Diversidade.

Avelino Aldo de Lima Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

É Prof. Dr. do Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Líder do Grupo de Pesquisa Observatório da Diversidade.

Jacques Gleyse, Université de Montpellier

É prof. Dr. da Université de Montpellier e do Laboratoire Interdisciplinaire de Recherche en Didactique, Éducation et Formation - EA 3749. É Collaborateur étranger dans l’Observatoire de la Diversité (IFRN/CNPq)

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Publicado

19-11-2025

Cómo citar

Souza, L. M. de, Lima Neto, A. A. de, & Gleyse, J. (2025). Los sentidos del cuidado en los discursos de estudiantes de un curso técnico en enfermería. Educación En Cuestión, 63(77). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n77ID40897