Um estudo sobre as trajetórias formativas de três médicas do norte do Brasil (1890-1910)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n78ID41298

Palavras-chave:

Brasil no século XIX, Ensino Superior, História das mulheres, Mulheres na medicina

Resumo

Sob a perspectiva da história das mulheres de Perrot (2005), que evidencia a complexidade das experiências femininas e transcende a experiência de vítimas, neste estudo o objetivo foi analisar as trajetórias formativas de três mulheres pioneiras do Norte do Brasil que se graduaram em Medicina, entre 1890 e 1892: Amélia Pedroso Benebien (Ceará), Ephigenia Veiga (Bahia) e Maria Amélia Cavalcanti de Albuquerque (Pernambuco). Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, investigou-se como essas mulheres ingressaram e atuaram em um ambiente acadêmico e profissional predominantemente masculino, em um período marcado por discursos patriarcais e científicos que buscavam restringir a presença feminina na esfera pública. Apesar dos obstáculos, as pioneiras mobilizaram recursos legais, culturais e sociais para concluir seus estudos e exercer a Medicina. Seus feitos refletem não apenas resistências individuais mas também mudanças sociais mais amplas em relação à capacidade intelectual das mulheres, aos seus agenciamentos e aos seus papéis na construção da nação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabela Cristina de Melo Santos , Rede Municipal de Maceió

É Prof.ª Dr.ª da Rede Municipal de Maceió. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (UFPE)

 

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Universidade Federal de Pernambuco

É Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Integra o Grupo de Pesquisa Interinstitucional Educação de Mulheres no Brasil e o Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (UFPE)

Referências

A FEDERAÇÃO. Aprovação nos exames. Rio Grande do Sul, p. 2, 21 dez. 1891. (edição 297).

ALENCAR, Juselice Alves Araujo de; CESAR, Rozevania Valadares de Meneses. Tobias Barreto e a alma da mulher: práticas e reflexões acerca da educação feminina no século XIX. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 11., 2018, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: Universidade Tiradentes, 2018.

A NOTÍCIA. Prescrições médicas. Rio de Janeiro, n. 81, p. 4, 6 abr. 1900.

A NOTÍCIA. Consultório. Rio de Janeiro, n. 54, p. 4, mar. 1912.

A NOTÍCIA. Aniversário. Bahia, n. 91, p. 2, 5 jan. 1915.

A PALAVRA. Trabalho jurídico. Revista literária dedicada à instrução e recreio da mulher, n. 38, p. 2, 3 nov. 1894.

A VERDADE. Acadêmicas. Minas Gerais, n. 41, p. 3, 15 dez. 1887.

ALMANACK PHARMACIA E DROGARIA. Lycetol. Granulado effervescente: preparado pelos pharmaceuticos Carvalho, Giffoni & C. Rio de Janeiro, n. 1, p. 25, abr. 1903.

ALMANAK DO ESTADO DA BAHIA: Administrativo, Indicador e Noticioso. Profissão, industria e commercio: médicos. Bahia, p. 363, 1898. (primeiro ano).

ALMANAK DO ESTADO DA BAHIA: Administrativo, Indicador e Noticioso. Secretaria do thesouro e fazenda, collectores e escrivães. Bahia, p. 432, 1903. (sexto ano).

BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro; SILVA, Alberto Inácio da. Sobre o costume, as tradições inventadas e a escolarização das mulheres no Brasil. Revista Educação em Questão, Natal, v. 6, n. 65, p. 1-26, jul./set. 2022.

BARRETO. Raylane Andreza Dias Navarro. Tobias Barreto de Menezes e a educação para um Brasil moderno (século XIX). Revista História da Educação, v. 21, n. 53, p. 38-55, set./dez. 2017.

BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro; SILVA, Tayanne Adrian Santana Morais. Como se formar médica no século XIX: o caso da pernambucana Maria Amélia Cavalcanti de Albuquerque. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 21, 2021.

BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro; SILVA, Hemilly Suenny da. Memória e Histórias Comprometidas: ausência de registros sobre mulheres militantes no Piauí. History of Education in Latin America – HistELA, Natal, v. 7, n. 1, 2024.

BRASIL. Decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879. Reforma do Ensino Primário e Secundário do Município da Corte e o Superior em todo o Império. Coleção de Leis do Império do Brasil, 1879. (v. 1).

BRASIL. Decreto nº 9.311, de 25 de outubro de 1884. Dá novos Estatutos às Faculdades de Medicina. Coleção de Leis do Império do Brasil, v. 2, p. 478, 1884.

BRASIL, Annais da Câmara dos Deputados, Rio de Janeiro, n. 9, 1917.

BRASIL, Annais da Câmara dos Deputados, Rio de Janeiro, n. 11, 1917.

BRASIL, Annais da Câmara dos Deputados, Rio de Janeiro, 27 dez. 1917.

BRASIL, Annais da Câmara dos Deputados, Rio de Janeiro, 23 ago. 1918.

BRASIL, Annais da Câmara dos Deputados, Rio de Janeiro, 26 jul. 1918.

CIDADE DO RIO. Providencias. Rio de Janeiro, n. 256, 14 nov. 1888.

CIDADE DO RIO. Defloramento. Rio de Janeiro, n. 292, p. 2, 1899.

CORREIO DA MANHÃ. Retorno da Europa de Ephigenia Veiga. Rio de Janeiro, n. 1426, p. 46, jun. 1905.

CORREIO PAULISTANO. Viagem para Europa de Ephigenia Veiga. São Paulo, p. 1, 9 jul. 1903.

COLLING, Ana Maria. As primeiras médicas brasileiras: mulheres à frente de seu tempo. Fronteiras, Dourados, v.13, n. 24, p. 169-183, jul. dez. 2011.

GAZETA MÉDICA DA BAHIA. As mulheres médicas, p. 472-473, 1868. (edição 32).

CUNHA, Luiz Antônio. O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o estado e o mercado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 809-829, out. 2007.

DIÁRIO DA BAHIA. Exames de clínicas especiais - chamada. n. 237, p. 1, 23 out. 1889.

FACULDADE DE MEDICINA DO RIO DE JANEIRO. Cerificados dos exames preparatórios. (1880-1884).

FACULDADE DE MEDICINA DO RIO DE JANEIRO. Livro de atas da congregação. (1890-1894). FM (D-02-ENC301).

FACULDADE DE MEDICINA DO RIO DE JANEIRO. Livro de atas da congregação. (1895-1898). FM (G-02-ENC561).

LEAL, Angela Barros. Amélia Benebien: a primeira médica do Ceará. O Povo. Fortaleza, 22 nov. 1988. (segundo caderno).

MELO, Cristiane Silva; MACHADO, Maria Cristina Gomes. Notas para a história da educação: considerações acerca do decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879, de autoria de Carlos Leôncio de Carvalho. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 9, n. 34, p. 294-305, 2012.

O PAIZ. Consultório de Ephigenia Veiga. Rio de Janeiro, 1896. (edição 4471).

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2009.

PERROT, Michelle. As mulheres ou o silêncio da História. São Paulo: EDUSC, 2005.

ROHDEN, Fabíola. Uma ciência da diferença: sexo e gênero na medicina da mulher. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2001.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 25-46, dez. 2013.

SOUZA, Rosa Fátima de. Inovação educacional no seculo XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Cadernos CEDES, Campinas, n. 51, p. 9-28, 2000.

SILVA, Tayanne Adrian Santana Morais. Entre o engenho e a faculdade de medicina: o caso da pernambucana Maria Amélia Cavalcanti de Albuquerque. Recife: Editora UFPE, 2021.

Publicado

18-12-2025

Como Citar

Santos , I. C. de M., & Barreto, R. A. D. N. (2025). Um estudo sobre as trajetórias formativas de três médicas do norte do Brasil (1890-1910). Revista Educação Em Questão, 63(78). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n78ID41298

Edição

Seção

Artigos