Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard

Autores

  • Veleida Anahi Silva Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Bachelard. Epistemologia. Ensino das ciências.

Resumo

Bachelard é famoso pela sua noção de “ruptura epistemológica”. Será que uma epistemologia da ruptura pode induzir uma pedagogia para os alunos contemporâneos? Este artigo mostra que Bachelard defende ao mesmo tempo a idéia de descontinuidade epistemológica e a de continuidade psicopedagógica. Explica também que não há em Bachelard uma só ruptura epistemológica, mas duas. Por um lado, entre a opinião comum e a Ciência do século XIX, por outro lado entre estas e o “novo espírito científico”. O que tem conseqüências importantes no que diz respeito ao ensino das Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veleida Anahi Silva, Universidade Federal de Sergipe

Profª. Drª. Veleida Anahi da Silva
Universidade Federal de Sergipe
E-mail | vcharlot@terra.com.br

Downloads

Publicado

15-12-2007

Como Citar

Silva, V. A. (2007). Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard. Revista Educação Em Questão, 30(16). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4427

Edição

Seção

Artigos