Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard

Autores/as

  • Veleida Anahi Silva Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Bachelard. Epistemologia. Ensino das ciências.

Resumen

Bachelard é famoso pela sua noção de “ruptura epistemológica”. Será que uma epistemologia da ruptura pode induzir uma pedagogia para os alunos contemporâneos? Este artigo mostra que Bachelard defende ao mesmo tempo a idéia de descontinuidade epistemológica e a de continuidade psicopedagógica. Explica também que não há em Bachelard uma só ruptura epistemológica, mas duas. Por um lado, entre a opinião comum e a Ciência do século XIX, por outro lado entre estas e o “novo espírito científico”. O que tem conseqüências importantes no que diz respeito ao ensino das Ciências.

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Biografía del autor/a

Veleida Anahi Silva, Universidade Federal de Sergipe

Profª. Drª. Veleida Anahi da Silva
Universidade Federal de Sergipe
E-mail | vcharlot@terra.com.br

Publicado

15-12-2007

Cómo citar

Silva, V. A. (2007). Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard. Educación En Cuestión, 30(16). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4427