Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard

Authors

  • Veleida Anahi Silva Universidade Federal de Sergipe

Keywords:

Bachelard. Epistemologia. Ensino das ciências.

Abstract

Bachelard é famoso pela sua noção de “ruptura epistemológica”. Será que uma epistemologia da ruptura pode induzir uma pedagogia para os alunos contemporâneos? Este artigo mostra que Bachelard defende ao mesmo tempo a idéia de descontinuidade epistemológica e a de continuidade psicopedagógica. Explica também que não há em Bachelard uma só ruptura epistemológica, mas duas. Por um lado, entre a opinião comum e a Ciência do século XIX, por outro lado entre estas e o “novo espírito científico”. O que tem conseqüências importantes no que diz respeito ao ensino das Ciências.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Veleida Anahi Silva, Universidade Federal de Sergipe

Profª. Drª. Veleida Anahi da Silva
Universidade Federal de Sergipe
E-mail | vcharlot@terra.com.br

Published

15-12-2007

How to Cite

Silva, V. A. (2007). Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard. Journal Education in Question, 30(16). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4427