As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização?

Autores

  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5122

Palavras-chave:

Políticas de formação. Desenvolvimento profissional docente. Profissão docente.

Resumo

A busca pela compreensão dos fatores que levam à melhoria da educação tem levado certas abordagens a colocar o professor como o principal responsável pela tarefa educativa e, consequentemente, por seus resultados, deslocando o foco das estruturas e das relações sociais que envolvem o contexto escolar. As políticas educacionais na atualidade refletem essa preocupação ao situar o docente no centro do debate. Há um sentimento generalizado de que a profissão docente sofre um processo de desvalorização. A instituição da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional e a criação do PARFOR são algumas das políticas orientadas na direção de maior valorização docente. A preocupação em articular políticas de formação às condições de profissionalização é resultante do acentuado peso dado à formação na definição e certificação da profissão. Este texto, baseando-se em dados de pesquisa, procura discutir algumas correlações entre formação inicial e formação continuada com a remuneração, na tentativa de evidenciar seus nexos para maior valorização docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Titular Dra Dalila Andrade Oliveira
Universidade Federal de Minas Gerais | Belo Horizonte
Coordena o Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho
Docente | GESTRADO | UFMG
Coordenadora da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho
Docente | RedEstrado
Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em
Educação | ANPEd
Pesquisadora do CNPq
E-mail | gestrado@fae.ufmg.br

Downloads

Publicado

15-08-2013

Como Citar

Oliveira, D. A. (2013). As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização?. Revista Educação Em Questão, 46(32). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5122

Edição

Seção

Artigos