As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização?

Autores/as

  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5122

Palabras clave:

Políticas de formação. Desenvolvimento profissional docente. Profissão docente.

Resumen

A busca pela compreensão dos fatores que levam à melhoria da educação tem levado certas abordagens a colocar o professor como o principal responsável pela tarefa educativa e, consequentemente, por seus resultados, deslocando o foco das estruturas e das relações sociais que envolvem o contexto escolar. As políticas educacionais na atualidade refletem essa preocupação ao situar o docente no centro do debate. Há um sentimento generalizado de que a profissão docente sofre um processo de desvalorização. A instituição da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional e a criação do PARFOR são algumas das políticas orientadas na direção de maior valorização docente. A preocupação em articular políticas de formação às condições de profissionalização é resultante do acentuado peso dado à formação na definição e certificação da profissão. Este texto, baseando-se em dados de pesquisa, procura discutir algumas correlações entre formação inicial e formação continuada com a remuneração, na tentativa de evidenciar seus nexos para maior valorização docente.

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Biografía del autor/a

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Titular Dra Dalila Andrade Oliveira
Universidade Federal de Minas Gerais | Belo Horizonte
Coordena o Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho
Docente | GESTRADO | UFMG
Coordenadora da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho
Docente | RedEstrado
Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em
Educação | ANPEd
Pesquisadora do CNPq
E-mail | gestrado@fae.ufmg.br

Publicado

15-08-2013

Cómo citar

Oliveira, D. A. (2013). As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização?. Educación En Cuestión, 46(32). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5122