As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização?
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5122Keywords:
Políticas de formação. Desenvolvimento profissional docente. Profissão docente.Abstract
A busca pela compreensão dos fatores que levam à melhoria da educação tem levado certas abordagens a colocar o professor como o principal responsável pela tarefa educativa e, consequentemente, por seus resultados, deslocando o foco das estruturas e das relações sociais que envolvem o contexto escolar. As políticas educacionais na atualidade refletem essa preocupação ao situar o docente no centro do debate. Há um sentimento generalizado de que a profissão docente sofre um processo de desvalorização. A instituição da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional e a criação do PARFOR são algumas das políticas orientadas na direção de maior valorização docente. A preocupação em articular políticas de formação às condições de profissionalização é resultante do acentuado peso dado à formação na definição e certificação da profissão. Este texto, baseando-se em dados de pesquisa, procura discutir algumas correlações entre formação inicial e formação continuada com a remuneração, na tentativa de evidenciar seus nexos para maior valorização docente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.