Gênero, sexualidade e docência: (re)pensando práticas

Autores

  • Cássia Cristina Furlan Universidade Estadual de Maringá Prefeitura Municipal de Londrina
  • Verônica Regina Müller Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5126

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. Prática docente.

Resumo

A pesquisa objetivou analisar a opinião de professoras a respeito de gênero e sexualidade. Utilizamos a técnica de grupo focal, realizada em dois encontros com 13 professoras de uma escola municipal de Sarandi/ Paraná. Compôs instrumento de intervenção junto às professoras o jogo Trilhas da Diversidade juntamente com outros materiais de apoio. Os resultados mostraram que há entre as professoras receio ao lidar com as questões de gênero e sexualidade. Nesse sentido, é preciso criar situações de crise, oferecendo condições para que se produzam novas formas de entendimento e novas práticas de superação capazes de alargar horizontes. A escola tanto pode dar continuidade a preconceitos e estereótipos como favorecer a criação de espaços onde se discutam as diferenças e o respeito às diversidades.

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Biografia do Autor

Cássia Cristina Furlan, Universidade Estadual de Maringá Prefeitura Municipal de Londrina

Profa. Ms. Cássia Cristina Furlan
Universidade Estadual de Maringá
Prefeitura Municipal de Londrina
Grupo de Estudos Infância, Adolescência e Juventude
Grupo de Estudo das pedagogias do corpo e da sexualidade | GEPECOS
E-mail | cassia.furlan@hotmail.com

Verônica Regina Müller, Universidade Estadual de Maringá

Profa. Dra. Verônica Regina Müller
Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação
Líder do Grupo de Estudos Infância, Adolescência e Juventude
Coordenadora do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa
da Criança e do Adolescente | PCA
E-mail | veremuller@gmail.com

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Publicado

15-08-2013

Como Citar

Furlan, C. C., & Müller, V. R. (2013). Gênero, sexualidade e docência: (re)pensando práticas. Revista Educação Em Questão, 46(32). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5126

Edição

Seção

Artigos