Gênero, sexualidade e docência: (re)pensando práticas

Autores/as

  • Cássia Cristina Furlan Universidade Estadual de Maringá Prefeitura Municipal de Londrina
  • Verônica Regina Müller Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5126

Palabras clave:

Gênero. Sexualidade. Prática docente.

Resumen

A pesquisa objetivou analisar a opinião de professoras a respeito de gênero e sexualidade. Utilizamos a técnica de grupo focal, realizada em dois encontros com 13 professoras de uma escola municipal de Sarandi/ Paraná. Compôs instrumento de intervenção junto às professoras o jogo Trilhas da Diversidade juntamente com outros materiais de apoio. Os resultados mostraram que há entre as professoras receio ao lidar com as questões de gênero e sexualidade. Nesse sentido, é preciso criar situações de crise, oferecendo condições para que se produzam novas formas de entendimento e novas práticas de superação capazes de alargar horizontes. A escola tanto pode dar continuidade a preconceitos e estereótipos como favorecer a criação de espaços onde se discutam as diferenças e o respeito às diversidades.

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Biografía del autor/a

Cássia Cristina Furlan, Universidade Estadual de Maringá Prefeitura Municipal de Londrina

Profa. Ms. Cássia Cristina Furlan
Universidade Estadual de Maringá
Prefeitura Municipal de Londrina
Grupo de Estudos Infância, Adolescência e Juventude
Grupo de Estudo das pedagogias do corpo e da sexualidade | GEPECOS
E-mail | cassia.furlan@hotmail.com

Verônica Regina Müller, Universidade Estadual de Maringá

Profa. Dra. Verônica Regina Müller
Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação
Líder do Grupo de Estudos Infância, Adolescência e Juventude
Coordenadora do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa
da Criança e do Adolescente | PCA
E-mail | veremuller@gmail.com

Publicado

15-08-2013

Cómo citar

Furlan, C. C., & Müller, V. R. (2013). Gênero, sexualidade e docência: (re)pensando práticas. Educación En Cuestión, 46(32). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5126