Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5908Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos. Curso de Pedagogia. Análise arqueológica do discurso.Resumo
Este estudo investigou o enunciado da EJA no Curso de Pedagogia da UFPB.
Tendo em vista que a Análise Arqueológica do Discurso foi utilizada como abordagem, o
discurso foi investigado como uma série de signos apoiados em uma formação discursiva
(FOUCAULT, 2008). O Projeto Político-pedagógico do Curso (UFPB, 2006) foi o corpus
empírico. Os resultados apontam três séries enunciativas: direito à educação, saberes
e sujeitos. A primeira mobiliza o signo da institucionalidade; a segunda aponta para o
campo epistêmico; a última evidencia a formação e a atuação do pedagogo. Portanto,
este estudo explica de que modo a EJA se constitui como um campo do saber na formação
do pedagogo.
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