Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB

Autores/as

  • Marcos Angelus Miranda de Alcantara Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Erenildo João Carlos

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5908

Palabras clave:

Educação de jovens e adultos. Curso de Pedagogia. Análise arqueológica do discurso.

Resumen

Este estudo investigou o enunciado da EJA no Curso de Pedagogia da UFPB.
Tendo em vista que a Análise Arqueológica do Discurso foi utilizada como abordagem, o
discurso foi investigado como uma série de signos apoiados em uma formação discursiva
(FOUCAULT, 2008). O Projeto Político-pedagógico do Curso (UFPB, 2006) foi o corpus
empírico. Os resultados apontam três séries enunciativas: direito à educação, saberes
e sujeitos. A primeira mobiliza o signo da institucionalidade; a segunda aponta para o
campo epistêmico; a última evidencia a formação e a atuação do pedagogo. Portanto,
este estudo explica de que modo a EJA se constitui como um campo do saber na formação
do pedagogo.

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Biografía del autor/a

Marcos Angelus Miranda de Alcantara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

Publicado

15-08-2014

Cómo citar

Alcantara, M. A. M. de, & Carlos, E. J. (2014). Funções enunciativas do discurso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da UFPB. Educación En Cuestión, 49(35), 153–179. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5908