Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7076Palavras-chave:
Palavras-chave, Práticas democráticas. Aprendizagem. Etnografia.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o contexto de uma sala de aula em que educar para a cidadania responsável significa auxiliar os estudantes a desenvolver a capacidade de participar ativamente dos processos democráticos ? participação democrática inclui o engajamento em diálogos acerca de sociedades justas e igualitárias, bem como da criação e manutenção delas na própria sala de aula e além dela. Os dados foram construídos a partir de pesquisa baseada em uma perspectiva etnográfica conduzida ao longo de um ano e analisados numa perspectiva histórico-cultural. As análises apresentadas mostram práticas de sala de aula que posicionam seus membros como sujeitos democráticos por meio das suas relações sociais e da construção academicamente rigorosa dos conhecimentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-12-2014
Como Citar
Jennings, L., Neves, V. F. A., & Gomes, M. de F. C. (2014). Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula. Revista Educação Em Questão, 50(36), 10–41. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7076
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.