Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7076Palabras clave:
Palavras-chave, Práticas democráticas. Aprendizagem. Etnografia.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar o contexto de uma sala de aula em que educar para a cidadania responsável significa auxiliar os estudantes a desenvolver a capacidade de participar ativamente dos processos democráticos ? participação democrática inclui o engajamento em diálogos acerca de sociedades justas e igualitárias, bem como da criação e manutenção delas na própria sala de aula e além dela. Os dados foram construídos a partir de pesquisa baseada em uma perspectiva etnográfica conduzida ao longo de um ano e analisados numa perspectiva histórico-cultural. As análises apresentadas mostram práticas de sala de aula que posicionam seus membros como sujeitos democráticos por meio das suas relações sociais e da construção academicamente rigorosa dos conhecimentos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-12-2014
Cómo citar
Jennings, L., Neves, V. F. A., & Gomes, M. de F. C. (2014). Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula. Educación En Cuestión, 50(36), 10–41. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7076
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.