Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula

Autores

  • Louise Jennings Colorado State University
  • Vanessa Ferraz Almeida Neves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria de Fátima Cardoso Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7076

Palavras-chave:

Palavras-chave, Práticas democráticas. Aprendizagem. Etnografia.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o contexto de uma sala de aula em que educar para a cidadania responsável significa auxiliar os estudantes a desenvolver a capacidade de participar ativamente dos processos democráticos ? participação democrática inclui o engajamento em diálogos acerca de sociedades justas e igualitárias, bem como da criação e manutenção delas na própria sala de aula e além dela. Os dados foram construídos a partir de pesquisa baseada em uma perspectiva etnográfica conduzida ao longo de um ano e analisados numa perspectiva histórico-cultural. As análises apresentadas mostram práticas de sala de aula que posicionam seus membros como sujeitos democráticos por meio das suas relações sociais e da construção academicamente rigorosa dos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Louise Jennings, Colorado State University

Profa. Dra. Louise Jennings

Colorado State University | Fort Collins | Colorado | EUA

School of Education

Membro do National Council on Research on Language and Literacy| EUA

Email | louise.jennings@colostate.edu

Vanessa Ferraz Almeida Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. Vanessa Ferraz Almeida Neves

Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Educação

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-cultural na Sala de aula |GEPSA

Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil |NEPEI

Email | vfaneves@gmail.com

Maria de Fátima Cardoso Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. Maria de Fátima Cardoso Gomes

Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Educação

Departamento de Ciências da Educação

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-cultural na Sala de aula | GEPSA

Email | mafacg@gmail.com

Downloads

Publicado

15-12-2014

Como Citar

Jennings, L., Neves, V. F. A., & Gomes, M. de F. C. (2014). Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula. Revista Educação Em Questão, 50(36), 10–41. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7076

Edição

Seção

Artigos