Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7076Keywords:
Palavras-chave, Práticas democráticas. Aprendizagem. Etnografia.Abstract
O objetivo deste artigo é analisar o contexto de uma sala de aula em que educar para a cidadania responsável significa auxiliar os estudantes a desenvolver a capacidade de participar ativamente dos processos democráticos ? participação democrática inclui o engajamento em diálogos acerca de sociedades justas e igualitárias, bem como da criação e manutenção delas na própria sala de aula e além dela. Os dados foram construídos a partir de pesquisa baseada em uma perspectiva etnográfica conduzida ao longo de um ano e analisados numa perspectiva histórico-cultural. As análises apresentadas mostram práticas de sala de aula que posicionam seus membros como sujeitos democráticos por meio das suas relações sociais e da construção academicamente rigorosa dos conhecimentos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-12-2014
How to Cite
Jennings, L., Neves, V. F. A., & Gomes, M. de F. C. (2014). Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula. Journal Education in Question, 50(36), 10–41. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7076
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.