Política de avaliação da aprendizagem no planejamento educacional do Município de Mossoró/Rio Grande do Norte

Autores

  • Francisca Edilma Braga Soares Aureliano Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Luciane Terra dos Santos Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Aparecida de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7079

Palavras-chave:

Plano de ações articuladas. Avaliação da aprendizagem. Políticas educacionais.

Resumo

Este trabalho inscreve-se na pesquisa do Observatório de Educação (Capes) Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais (2007 a 2011). Focaliza a avaliação da aprendizagem nas edições do PAR em Mossoró (Rio Grande do Norte), município da amostra. Na perspectiva sócio-histórica, analisa a problemática da estratégia adotada pela nova gestão pública do Estado. Este, mediante contratos, induz os entes federados a compartilhar responsabilidades e a flexibilizar o controle das ações. A assistência individualizada e coletiva a estudantes, com aprendizagem defasada e necessidades educacionais especiais não reduz a exclusão decorrente dos padrões avaliativos.

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Biografia do Autor

Francisca Edilma Braga Soares Aureliano, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Francisca Edilma Braga Soares Aureliano

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Grupo de Pesquisa | Políticas e Gestão da Educação

Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | CNPq

Pesquisadora do Observatório da Educação

E-mail |edilmaaureliano@hotmail.com

Luciane Terra dos Santos Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. Dra. Luciane Terra dos Santos Garcia

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Educação

Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Pesquisa | Políticas e Gestão da Educação

Pesquisadora do Observatório da Educação

E-mail | ltsgarcia@gmail.com

Maria Aparecida de Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. Dra. Maria Aparecida de Queiroz

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Educação

Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Pesquisa | Políticas e Gestão da Educação

Pesquisadora do Observatório da Educação

E-mail | cidinhaufrn@gmail.com

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Publicado

15-12-2014

Como Citar

Aureliano, F. E. B. S., Garcia, L. T. dos S., & Queiroz, M. A. de. (2014). Política de avaliação da aprendizagem no planejamento educacional do Município de Mossoró/Rio Grande do Norte. Revista Educação Em Questão, 50(36), 99–124. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7079

Edição

Seção

Artigos