Uma proposta de gestão democrática da educação: a Constituinte Escolar
Palavras-chave:
Gestão educacional. Política pública. Gestão democrática. Constituinte escolar.Resumo
O objetivo deste artigo é apreender a concepção de gestão democrática da educação e de democracia presentes na Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001) e como se configurou a articulação entre ambas (gestão e democracia). Caminhando do empírico ao concreto pensado, chega-se a algumas abstrações científicas que mostram a concepção de democracia participativa, de caráter popular, que seria a sua sustentação, não encontrou alicerce nesse momento histórico. Considerando os acertos e os desacertos com a democracia, a Constituinte Escolar é uma proposta de gestão democrática. A sugestão é ir além da proposição e multiplicar experiência como essa, entendida como alternativa possível para, em processo, viabilizar a democracia participativa, em graus mais elevados de possibilidades.Downloads
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Publicado
15-08-2006
Como Citar
Aranda, M. A. de M., & Senna, E. (2006). Uma proposta de gestão democrática da educação: a Constituinte Escolar. Revista Educação Em Questão, 26(12), 135–168. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8058
Edição
Seção
Artigos
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