Uma proposta de gestão democrática da educação: a Constituinte Escolar

Autores/as

  • Maria Alice de Miranda Aranda
  • Ester Senna

Palabras clave:

Gestão educacional. Política pública. Gestão democrática. Constituinte escolar.

Resumen

O objetivo deste artigo é apreender a concepção de gestão democrática da educação e de democracia presentes na Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001) e como se configurou a articulação entre ambas (gestão e democracia). Caminhando do empírico ao concreto pensado, chega-se a algumas abstrações científicas que mostram a concepção de democracia participativa, de caráter popular, que seria a sua sustentação, não encontrou alicerce nesse momento histórico. Considerando os acertos e os desacertos com a democracia, a Constituinte Escolar é uma proposta de gestão democrática. A sugestão é ir além da proposição e multiplicar experiência como essa, entendida como alternativa possível para, em processo, viabilizar a democracia participativa, em graus mais elevados de possibilidades.

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Publicado

15-08-2006

Cómo citar

Aranda, M. A. de M., & Senna, E. (2006). Uma proposta de gestão democrática da educação: a Constituinte Escolar. Educación En Cuestión, 26(12), 135–168. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8058