Uma proposta de gestão democrática da educação: a Constituinte Escolar
Palabras clave:
Gestão educacional. Política pública. Gestão democrática. Constituinte escolar.Resumen
O objetivo deste artigo é apreender a concepção de gestão democrática da educação e de democracia presentes na Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001) e como se configurou a articulação entre ambas (gestão e democracia). Caminhando do empírico ao concreto pensado, chega-se a algumas abstrações científicas que mostram a concepção de democracia participativa, de caráter popular, que seria a sua sustentação, não encontrou alicerce nesse momento histórico. Considerando os acertos e os desacertos com a democracia, a Constituinte Escolar é uma proposta de gestão democrática. A sugestão é ir além da proposição e multiplicar experiência como essa, entendida como alternativa possível para, em processo, viabilizar a democracia participativa, em graus mais elevados de possibilidades.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-08-2006
Cómo citar
Aranda, M. A. de M., & Senna, E. (2006). Uma proposta de gestão democrática da educação: a Constituinte Escolar. Educación En Cuestión, 26(12), 135–168. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8058
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.