Uma proposta de gestão democrática da educação: a Constituinte Escolar

Authors

  • Maria Alice de Miranda Aranda
  • Ester Senna

Keywords:

Gestão educacional. Política pública. Gestão democrática. Constituinte escolar.

Abstract

O objetivo deste artigo é apreender a concepção de gestão democrática da educação e de democracia presentes na Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001) e como se configurou a articulação entre ambas (gestão e democracia). Caminhando do empírico ao concreto pensado, chega-se a algumas abstrações científicas que mostram a concepção de democracia participativa, de caráter popular, que seria a sua sustentação, não encontrou alicerce nesse momento histórico. Considerando os acertos e os desacertos com a democracia, a Constituinte Escolar é uma proposta de gestão democrática. A sugestão é ir além da proposição e multiplicar experiência como essa, entendida como alternativa possível para, em processo, viabilizar a democracia participativa, em graus mais elevados de possibilidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

15-08-2006

How to Cite

Aranda, M. A. de M., & Senna, E. (2006). Uma proposta de gestão democrática da educação: a Constituinte Escolar. Journal Education in Question, 26(12), 135–168. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8058