Uma proposta de gestão democrática da educação: a Constituinte Escolar
Keywords:
Gestão educacional. Política pública. Gestão democrática. Constituinte escolar.Abstract
O objetivo deste artigo é apreender a concepção de gestão democrática da educação e de democracia presentes na Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001) e como se configurou a articulação entre ambas (gestão e democracia). Caminhando do empírico ao concreto pensado, chega-se a algumas abstrações científicas que mostram a concepção de democracia participativa, de caráter popular, que seria a sua sustentação, não encontrou alicerce nesse momento histórico. Considerando os acertos e os desacertos com a democracia, a Constituinte Escolar é uma proposta de gestão democrática. A sugestão é ir além da proposição e multiplicar experiência como essa, entendida como alternativa possível para, em processo, viabilizar a democracia participativa, em graus mais elevados de possibilidades.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-08-2006
How to Cite
Aranda, M. A. de M., & Senna, E. (2006). Uma proposta de gestão democrática da educação: a Constituinte Escolar. Journal Education in Question, 26(12), 135–168. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8058
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.