Professor: que história é essa?

Autores

  • Sandra Maia Farias Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

História de vida. Narrativa. Aspecto.

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de analisar memoriais de formação escritos por sujeitos em um curso de formação de professores. Foram lidos 50 memoriais, dos quais cinco foram analisados em profundidade. A metodologia de análise utilizada foi o estudo lingüístico de aspectos verbais, em especial os aspectos temporais das narrativas. Percebemos que as histórias de vida, embora sejam narrativas espontâneas, seguem o processo sintático do aspecto verbal com igual rigor. A fala e a escrita representam, se não integralmente, pelo menos muito proximamente a realidade temporal das lembranças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maia Farias Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Sandra Maia Farias Vasconcelos

Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

15-04-2006

Como Citar

Vasconcelos, S. M. F. (2006). Professor: que história é essa?. Revista Educação Em Questão, 25(11), 62–79. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8287

Edição

Seção

Artigos