Professor: que história é essa?

Autores/as

  • Sandra Maia Farias Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

História de vida. Narrativa. Aspecto.

Resumen

Este trabalho teve o objetivo de analisar memoriais de formação escritos por sujeitos em um curso de formação de professores. Foram lidos 50 memoriais, dos quais cinco foram analisados em profundidade. A metodologia de análise utilizada foi o estudo lingüístico de aspectos verbais, em especial os aspectos temporais das narrativas. Percebemos que as histórias de vida, embora sejam narrativas espontâneas, seguem o processo sintático do aspecto verbal com igual rigor. A fala e a escrita representam, se não integralmente, pelo menos muito proximamente a realidade temporal das lembranças.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Maia Farias Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Sandra Maia Farias Vasconcelos

Universidade Federal do Ceará

Publicado

15-04-2006

Cómo citar

Vasconcelos, S. M. F. (2006). Professor: que história é essa?. Educación En Cuestión, 25(11), 62–79. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8287