Professor: que história é essa?

Authors

  • Sandra Maia Farias Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

Keywords:

História de vida. Narrativa. Aspecto.

Abstract

Este trabalho teve o objetivo de analisar memoriais de formação escritos por sujeitos em um curso de formação de professores. Foram lidos 50 memoriais, dos quais cinco foram analisados em profundidade. A metodologia de análise utilizada foi o estudo lingüístico de aspectos verbais, em especial os aspectos temporais das narrativas. Percebemos que as histórias de vida, embora sejam narrativas espontâneas, seguem o processo sintático do aspecto verbal com igual rigor. A fala e a escrita representam, se não integralmente, pelo menos muito proximamente a realidade temporal das lembranças.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sandra Maia Farias Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Sandra Maia Farias Vasconcelos

Universidade Federal do Ceará

Published

15-04-2006

How to Cite

Vasconcelos, S. M. F. (2006). Professor: que história é essa?. Journal Education in Question, 25(11), 62–79. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8287