Por uma práxis da pesquisa na graduação: notas de experiências didático-pedagógicas

Autores

  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Meksenas Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensinando para a pesquisa. Pesquisa na graduação. Teoria e prática pedagógica.

Resumo

O presente artigo resulta de reflexão coletiva e a partir de experiências com a docência de Pesquisa e Prática Pedagógica que integra o atual currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina, e de experiências anteriores em outras instituições com disciplinas similares. O principal alvo reside na reflexão de experiências didáticas, vividas por seus autores, que indicam a necessidade da construção de posturas frente ao ensino, capazes de considerar a importância de inserir os discentes dos cursos de pedagogia – bem como de outras licenciaturas – na reflexão e prática da pesquisa em educação. Para tanto, este artigo contempla contextos empíricos localizados espaço-temporalmente, mas também, envereda na reflexão por meio do resgate de conceitos e autores que se debruçam sobre o fazer a pesquisa nas ciências humanas e que convergem à ciência pedagógica. Além de uma breve introdução para situar o lócus das experiências, discutimos o significado da pesquisa empírica no contexto da produção do conhecimento nas ciências humanas, buscando a sua relação com a pedagogia; destacamos e avaliamos três desafios epistêmicos na orientação da ação didática e, por fim, explicitamos a relação de aspetos contidos na conjuntura política que influenciam no exercício da docência.

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Publicado

15-12-2004

Como Citar

Bianchetti, L., & Meksenas, P. (2004). Por uma práxis da pesquisa na graduação: notas de experiências didático-pedagógicas. Revista Educação Em Questão, 21(7), 69–89. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8381

Edição

Seção

Artigos