Por uma práxis da pesquisa na graduação: notas de experiências didático-pedagógicas
Palabras clave:
Ensinando para a pesquisa. Pesquisa na graduação. Teoria e prática pedagógica.Resumen
O presente artigo resulta de reflexão coletiva e a partir de experiências com a docência de Pesquisa e Prática Pedagógica que integra o atual currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina, e de experiências anteriores em outras instituições com disciplinas similares. O principal alvo reside na reflexão de experiências didáticas, vividas por seus autores, que indicam a necessidade da construção de posturas frente ao ensino, capazes de considerar a importância de inserir os discentes dos cursos de pedagogia – bem como de outras licenciaturas – na reflexão e prática da pesquisa em educação. Para tanto, este artigo contempla contextos empíricos localizados espaço-temporalmente, mas também, envereda na reflexão por meio do resgate de conceitos e autores que se debruçam sobre o fazer a pesquisa nas ciências humanas e que convergem à ciência pedagógica. Além de uma breve introdução para situar o lócus das experiências, discutimos o significado da pesquisa empírica no contexto da produção do conhecimento nas ciências humanas, buscando a sua relação com a pedagogia; destacamos e avaliamos três desafios epistêmicos na orientação da ação didática e, por fim, explicitamos a relação de aspetos contidos na conjuntura política que influenciam no exercício da docência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.