Por uma práxis da pesquisa na graduação: notas de experiências didático-pedagógicas
Keywords:
Ensinando para a pesquisa. Pesquisa na graduação. Teoria e prática pedagógica.Abstract
O presente artigo resulta de reflexão coletiva e a partir de experiências com a docência de Pesquisa e Prática Pedagógica que integra o atual currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina, e de experiências anteriores em outras instituições com disciplinas similares. O principal alvo reside na reflexão de experiências didáticas, vividas por seus autores, que indicam a necessidade da construção de posturas frente ao ensino, capazes de considerar a importância de inserir os discentes dos cursos de pedagogia – bem como de outras licenciaturas – na reflexão e prática da pesquisa em educação. Para tanto, este artigo contempla contextos empíricos localizados espaço-temporalmente, mas também, envereda na reflexão por meio do resgate de conceitos e autores que se debruçam sobre o fazer a pesquisa nas ciências humanas e que convergem à ciência pedagógica. Além de uma breve introdução para situar o lócus das experiências, discutimos o significado da pesquisa empírica no contexto da produção do conhecimento nas ciências humanas, buscando a sua relação com a pedagogia; destacamos e avaliamos três desafios epistêmicos na orientação da ação didática e, por fim, explicitamos a relação de aspetos contidos na conjuntura política que influenciam no exercício da docência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.