Identidade profissional de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais

Autores

  • Marjorie Samira Ferreira Bolognani Universidade São Francisco
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9849

Palavras-chave:

Trabalho docente, Identidade docente, Narrativas de vida

Resumo

Este texto discute as relações entre trabalho docente, formação, saberes e construção da identidade profissional. A pesquisa foi realizada com dez professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e teve, como foco, o ensino de matemática. Os dados foram produzidos por entrevistas narrativas e grupo de discussão. Aquilo que as professoras lembram e narram trazem indícios de como os processos de formação vivenciados e o trabalho desenvolvido são por elas interpretados e ressignificados. Tais narrações, com a tomada de consciência, parecem ser determinantes à formação contínua delas, sinalizando o quanto as narrativas se constituem em práticas de autoformação.

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Biografia do Autor

Marjorie Samira Ferreira Bolognani, Universidade São Francisco

Ms. Marjorie Samira Ferreira Bolognani

Universidade São Francisco | Bragança Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Pesquisa em Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática | HIFOPEM

E-mail | marjonet@gmail.com

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Universidade São Francisco | Bragança Paulista

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Líder do Grupo de Pesquisa em Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática | HIFOPEM

E-mail | adamn@terra.com.br

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Publicado

20-09-2016

Como Citar

Bolognani, M. S. F., & Nacarato, A. M. (2016). Identidade profissional de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais. Revista Educação Em Questão, 54(40), 75–100. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9849

Edição

Seção

Artigos