Vencimento dos professores no contexto das finanças públicas do Paraná e de Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Andrea Barbosa Gouveia Universidade Federal do Paraná
  • Marcos Edgar Bassi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9850

Palavras-chave:

Política educacional, Financiamento da educação, Vencimento dos profissionais da educação

Resumo

O artigo examina a relação entre as trajetórias das finanças públicas e do vencimento inicial dos profissionais do magistério das escolas públicas estaduais de educação básica do Paraná e de Santa Catarina entre 1995 e 2013.A base empírica foi extraída das Tabelas de vencimentos e dos Demonstrativos Contábeis. Os vencimentos foram confrontados com as receitas e as despesas em manutenção e desenvolvimento do ensino. As análises evidenciaram a configuração de uma relação positiva dos vencimentos com o percurso das receitas e despesas em educação a partir de meados dos anos 2000.

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Biografia do Autor

Andrea Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná

Profa. Dra. Andrea Barbosa Gouveia

Universidade Federal do Paraná

Setor de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais | NUPE

Email|andreabg@ufpr.br

 

Marcos Edgar Bassi, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr. Marcos Edgar Bassi

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupos de Pesquisa Observatório da Remuneração Docente | USP Políticas e Gestão da Educação | UFPR

Política e Gestão da Educação | UNISUL

Email | marcos.e.bassi@gmail.com

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Publicado

20-09-2016

Como Citar

Gouveia, A. B., & Bassi, M. E. (2016). Vencimento dos professores no contexto das finanças públicas do Paraná e de Santa Catarina, Brasil. Revista Educação Em Questão, 54(40), 101–128. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9850

Edição

Seção

Artigos