Um sistema para se proteger da escola

Autores

  • Beatris Cristina Possato Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9852

Palavras-chave:

Sistema de proteção escolar, Política pública, Biopoder

Resumo

Este artigo busca compreender a implementação do “Sistema de Proteção Escolar”, uma política pública educacional do Estado de São Paulo, e conhecer seus significados, suas concepções, bem como sua dinâmica e a complexidade desses processos. O artigo tece sua análise por meio de entrevistas, tendo seu referencial teórico baseado nos estudos de Michel Foucault para discutir como essa política pública ampara-se na abordagem sistêmica e em uma visão administrativa da educação, utilizando mecanismos do biopoder para agir, ao mesmo tempo, como aparelho disciplinar e aparelho regulamentador estatal, tentando atingir não somente o indivíduo, mas também normalizando um conjunto de escolas como um “sistema”.

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Biografia do Autor

Beatris Cristina Possato, Universidade Estadual de Campinas

Profa. Dra. Beatris Cristina Possato

Universidade Estadual de Campinas | Unicamp

Faculdade de Educação

Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas | LEPP | Unesp

Bolsista do Projeto Fundação para o Desenvolvimento da Unesp | FUNDUNESP

Grupo de pesquisa Violar

E-mail | biapossato@hotmail.com

 

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Publicado

20-09-2016

Como Citar

Possato, B. C. (2016). Um sistema para se proteger da escola. Revista Educação Em Questão, 54(40), 153–177. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9852

Edição

Seção

Artigos