Formas de as escolas se relacionarem com a cultura da mídia e do consumo em tempos contemporâneos

  • Mariangela Momo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Albertina Mitjáns Martínez Universidade de Brasília
Palavras-chave: Escola. Mídia e consumo. Criatividade.

Resumo

Considerou-se a proeminência da cultura da mídia e do consumo na vida de grande parte dos alunos e indivíduos que habitam a instituição escola nos grandes centros urbanos em tempos contemporâneos. Com base no arcabouço teórico da criatividade de Mitjáns Martínez e dos estudos sobre a cultura da mídia e do consumo, tais como os de Bauman, desenvolveu-se uma pesquisa durante o ano de 2015 tendo como objetivo interpretar as principais formas de quatro escolas públicas do Distrito Federal/Brasil se relacionarem com a cultura da mídia e do consumo. A partir de informações produzidas nas escolas por meio de entrevistas, observações, fotografias e análise documental, constatou-se que há três principais formas: a incorporação e/ou reprodução da cultura da mídia e do consumo; sua normatização e/ou proibição; e formas criativas de lidar com ela. Conclui-se que, de alguma forma, as escolas precisam lidar com essa cultura, que se mostra, em grande medida, inevitável, e a criatividade no trabalho pedagógico é uma alternativa possível e necessária diante dessa cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariangela Momo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Profa. Dra. Mariangela MomoUniversidade Federal do Rio Grande do NorteDepartamento de Fundamentos e Políticas da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGrupo de Pesquisa Processos de Ensinar e Aprender na Educação InfantilE-mail | marimomo@terra.com.br
Albertina Mitjáns Martínez, Universidade de Brasília
Profa. Dra. Albertina Mitjáns MartínezUniversidade de BrasíliaDepartamento de Teorias e FundamentosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGrupo de Pesquisa Criatividade e Inovação na Perspectiva Histórico-Cultural da SubjetividadeE-mail | amitjans@terra.com.br
Publicado
20-09-2016
Como Citar
Momo, M., & Martínez, A. (2016). Formas de as escolas se relacionarem com a cultura da mídia e do consumo em tempos contemporâneos. Revista Educação Em Questão, 54(40), 231-261. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9855
Seção
Artigos