Formas de as escolas se relacionarem com a cultura da mídia e do consumo em tempos contemporâneos

Autores

  • Mariangela Momo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Albertina Mitjáns Martínez Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9855

Palavras-chave:

Escola, Mídia e Consumo, Criatividade

Resumo

Considerou-se a proeminência da cultura da mídia e do consumo na vida de grande parte dos alunos e indivíduos que habitam a instituição escola nos grandes centros urbanos em tempos contemporâneos. Com base no arcabouço teórico da criatividade de Mitjáns Martínez e dos estudos sobre a cultura da mídia e do consumo, tais como os de Bauman, desenvolveu-se uma pesquisa durante o ano de 2015 tendo como objetivo interpretar as principais formas de quatro escolas públicas do Distrito Federal/Brasil se relacionarem com a cultura da mídia e do consumo. A partir de informações produzidas nas escolas por meio de entrevistas, observações, fotografias e análise documental, constatou-se que há três principais formas: a incorporação e/ou reprodução da cultura da mídia e do consumo; sua normatização e/ou proibição; e formas criativas de lidar com ela. Conclui-se que, de alguma forma, as escolas precisam lidar com essa cultura, que se mostra, em grande medida, inevitável, e a criatividade no trabalho pedagógico é uma alternativa possível e necessária diante dessa cultura.

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Biografia do Autor

Mariangela Momo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. Dra. Mariangela Momo

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Pesquisa Processos de Ensinar e Aprender na Educação Infantil

E-mail | marimomo@terra.com.br

Albertina Mitjáns Martínez, Universidade de Brasília

Profa. Dra. Albertina Mitjáns Martínez

Universidade de Brasília

Departamento de Teorias e Fundamentos

Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação na Perspectiva Histórico-Cultural da Subjetividade

E-mail | amitjans@terra.com.br

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Publicado

20-09-2016

Como Citar

Momo, M., & Martínez, A. M. (2016). Formas de as escolas se relacionarem com a cultura da mídia e do consumo em tempos contemporâneos. Revista Educação Em Questão, 54(40), 231–261. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9855

Edição

Seção

Artigos