Academic career of a student with visual impairment in higher education
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10165Keywords:
Higher education, Inclusive education, Visual impairmentAbstract
This paper is a master degree research clipping, which aims to investigate and discuss the impressions of a student with visual impairments – low vision, on the first semester in an engineering course in UFRN. The analysis of his academic career points out that, although the case study is part of a reality, in which there is an institutional policy that includes the issue of inclusion, is still necessary to move forward on issues related to teaching practices and mediation that meet the specific learning of students in such a condition of disability. As well as in relation to the continuing education of teachers in an inclusive perspective and the strengthening of inter-sectoral relations and the educational support to such students.
Downloads
References
AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como essa tarefa deve ser conceituada? In: FÁVERO, Osmar; FERREIRA, Windyz; IRELAND, Timothy; BARREIROS, Débora (Org.). Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009.
AMARAL, Lígia Assumpção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: Júlio Groppa Aquino (Org.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e Práticas. São Paulo: Summus, 1998.
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.
BRASIL. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação. Brasília. 1996.
BRASIL. Decreto nº. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Brasília, 1999.
BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Protocolo facultativo à convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Brasília, Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Brasília, 2006.
BRASIL. Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial Brasília, 2010.
BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado. Ministério da Educação. Diário Oficial da União. Brasília, 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm > Acesso em: 10 dez. 2011.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: Ministério da Educação, 2007.
BRASIL. Programa Incluir. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/index.php?option=content&task=view&id=557&Itemid=303. Acesso em: 21 maio 2014.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior: 2011 – resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm Acesso em: 17 jul. 2016
CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
CASTRO, Sabrina Fernandes. Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. 2011. 278f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
COSTA, Valdelúcia Alves da. Diferença, desvio, preconceito e estigma: a questão da deficiência. 2014. Disponível em: <http://www.asdef.com.br/innova/assets/artigos/historia011.pdf>. Acesso em: 21 maio 2014.
CLÁUDIA. Entrevista. Natal (Rio Grande do Norte), 24 jul. 2015.
FERREIRA, Maria Nilma Cardoso. Educação inclusiva no ensino superior: análise das políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão. 2012. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar, 1963.
GUERREIRO, Elaine Maria Bessa Rebello. Avaliação da satisfação do aluno com deficiência no ensino superior: estudo de caso da UFSCar. 231f. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
MAGALHÃES, Rita de Cassia Barbosa Paiva. Currículo e inclusão de alunos com deficiência no ensino superior: reflexões sobre a docência universitária. In: MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira (Org.). Inclusão no ensino superior: docência e necessidades educacionais especiais. Natal: EDURFN, 2013.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria; Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de; SARAIVA, Luzia Livia de Oliveira; SOUSA, Nilberto. Gomes de. A Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais e os desdobramentos da acessibilidade física na UFRN. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: UNIVERSIDADE E PARTICIPAÇÃO, 3; 2013, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2013.
MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Núcleo de acessibilidade e o apoio a estudantes com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: MARTINS. Lúcia de Araújo Ramos, PIRES. Gláucia; PIRES. José (Org.). Caminhos para uma educação inclusiva: políticas, práticas e apoios especializados. João Pessoa: Ideia, 2014.
NEGRY, Karla Christina Pereira. Situação de deficiência: a realidade de instituições de ensino superior particulares do Distrito Federal à luz do atendimento prestado aos jovens estudantes com deficiência visual (cegos). 2012. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Católica de Brasília, 2012.
ORGANIZAÇÃO das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos do Homem. Aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas, pela resolução 217 A (III) de 10 de dezembro de 1948.
Disponível em: http://www.onu-brasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php. Acesso em: 19 out. 2014.
OLIVEIRA, Edja Renata Marques de; MELO Francisco Ricardo Lins Vieira de; ELALI, Gleice Virgínia Medeiros de Azambuja. Acessibilidade e participação de estudantes com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Educação em Questão, Natal, v. 33, n. 19, p. 63-87, set./dez. 2008.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.
PIRES, José; PIRES, Gláucia Nascimento da Luz. Práticas de educação e de formação. João Pessoa: Ideia, 2011.
ROSSETTO, Elizabeth. Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados. 2009. 238f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
SANTOS, Antônio Carlos Nogueira. Acessibilidade da pessoa com deficiência física: O caso da Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos. 2012. 244f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Núcleo de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2012.
SANTOS, Andreza Souza. A inclusão de estudantes com deficiência nas instituições de ensino superior da cidade de Natal/RN: análise das condições oferecidas no processo seletivo Vestibular. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Educação. Natal, 2012
SILVA, Luzia Guacira Santos. Orientações didáticas para a atuação pedagógica junto a estudantes com deficiência visual no ensino superior. In: MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira (Org.). Inclusão no ensino superior: docência e necessidades educacionais especiais. Natal: EDURFN, 2013.
SILVA, Luzia Guacira Santos. Por uma escola sem exclusões: intervenções pedagógicas junto estudantes cegos e com baixa visão. In: Caminhos para uma educação inclusiva: Políticas, práticas e apoios especializados. MARTINS. Lúcia de Araújo Ramos, PIRES. Gláucia; PIRES. José. (Org.). João Pessoa: Ideia, p. 235-261, 2014.
SOUZA, Bianca Costa Silva de. Programa Incluir (2005-2009): uma iniciativa governamental de educação especial para a educação superior no Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
TAILÂNDIA. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, Jomtiem/Tailândia, 1990.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Resolução n° 193, de 21 de setembro de 2010. Dispõe sobre o atendimento educacional especial aos estudantes com NEE na UFRN. Natal: CONSEPE, 2010. Disponível em: http://www.caene.ufrn.br/legislacao.php#l1/RESOLUÇÃO%20Nº%20193%20(1).pdf> Acesso em: 31 maio 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Portaria 203, de 15 de março de 2010. Dispõe sobre a instituição da Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais – CAENE. Natal, 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Resolução nº 171, de 5 de novembro de 2013. Regulamento dos cursos regulares de graduação da UFRN. Natal: CONSEPE, 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Edital nº 002, de 16 de outubro de 2014. Processo Seletivo de Bolsa de Tutoria Inclusiva. Nata: CONSEPE, 2014. Disponível em: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/verProducao?idProducao=2208403&key Acesso em: 20 out. 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Edital nº 163, de 1º de outubro de 2014. Processo Seletivo de Bolsa Acessibilidade. Ministério da Educação. CONSEPE/UFRN. Natal, 2014. Disponível em:
http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa. Acesso em: 20 de outubro de 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Edital nº 001 de 21 de março de 2016. Processo Seletivo de Bolsa de Tutoria Inclusiva. Natal: CONSEPE, 2016. Disponível em: https://sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo Acesso em: 05 de junho de 2016
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Resolução CNS nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Brasília, 2012.
VIANA, Márcia Rafaela Graciliano dos Santos. O processo de inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior de Maceió. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira. Universidade Federal de Alagoas, 2010. Universidade Federal de Alagoas, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.