A paz pela escola e as contribuições da Psicologia para os ideais da pedagogia pacificadora

Autores

  • Clarice Moukachar Batista Loureiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raquel Martins de Assis Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12193

Palavras-chave:

Educação para a paz. Pierre Bovet. Psicologia.

Resumo

O artigo apresenta um conjunto de discussões sobre as relações entre educação para a paz e psicologia elaboradas, ao final da década de 1920, por pesquisadores ligados ao Instituto Jean-Jacques Rousseau/Suíça. A partir do método descritivo-analítico, destacamos as teorias e técnicas levantadas ao longo da conferência A paz pela escola realizada em 1927 pelo Bureau Internacional de Educação, órgão ligado ao Instituto. Demonstramos como os conferencistas desse encontro conceberam a Psicologia como uma ciência central nas propostas de pedagogia pacificadora. Destacamos as concepções de Pierre Bovet sobre os instintos combativos e sociais, teoria psicológica que pretendia orientar o trabalho dos educadores que visavam a um ideal pacifista. Concebemos esse movimento como um projeto civilizatório, fundamentado, sobretudo, no conhecimento científico do ser humano. Para Pierre Bovet, a educação moral, social e religiosa deveria ser os três pilares da pedagogia pacificadora, contrapondo-se a outros cientistas da época, como Jean Piaget.

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Publicado

26-07-2017

Como Citar

Loureiro, C. M. B., & Assis, R. M. de. (2017). A paz pela escola e as contribuições da Psicologia para os ideais da pedagogia pacificadora. Revista Educação Em Questão, 55(44), 74–98. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12193

Edição

Seção

Artigos