A função pedagógica da pré-escola: um estudo diagnóstico da pré-escola publica estadual da cidade do Natal

Authors

  • Iolanda Brito Guimarães
  • Giane Bezerra Vieira Soares
  • Jacy Cavalcanti das Neves
  • Angela Maria Fernandes
  • Lucinete de Medeiros
  • Maria Goretti Paula Silva de Araujo

Abstract

A preocupação do DEPED/UFRN com a educação pré-escolar remonta aos anos 70 quando foi criado um curso de especialização nessa área, transformado posteriormente numa área de concentração do Mestrado em Educação. Esse avanço se deu no contexto histórico de valorização desse nível de educação, cujo marco referencial é o Plano Nacional de Educação Pré-Escolar, lançado pelo MEC em 1981, dentro da política de expansão, a baixo custo, do atendimento à criança pré-escolar. A forma de atendimento que foi imprimida à pré-escola por esse plano suscitou iniciativas acadêmicas no Mestrado em Educação com a intenção não só de avaliar essa ação mas também de interferir nela pedagogicamente. Dessas iniciativas originaram-se várias dissertações que servem hoje como um rico referencial teórico-metodológico para a

atuação pedagógica na pré-escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

15-06-1996

How to Cite

Guimarães, I. B., Soares, G. B. V., Neves, J. C. das, Fernandes, A. M., Medeiros, L. de, & Araujo, M. G. P. S. de. (1996). A função pedagógica da pré-escola: um estudo diagnóstico da pré-escola publica estadual da cidade do Natal. Journal Education in Question, 6(1), 171–191. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12239

Issue

Section

Pesquisas e experiências