A função pedagógica da pré-escola: um estudo diagnóstico da pré-escola publica estadual da cidade do Natal

Autores/as

  • Iolanda Brito Guimarães
  • Giane Bezerra Vieira Soares
  • Jacy Cavalcanti das Neves
  • Angela Maria Fernandes
  • Lucinete de Medeiros
  • Maria Goretti Paula Silva de Araujo

Resumen

A preocupação do DEPED/UFRN com a educação pré-escolar remonta aos anos 70 quando foi criado um curso de especialização nessa área, transformado posteriormente numa área de concentração do Mestrado em Educação. Esse avanço se deu no contexto histórico de valorização desse nível de educação, cujo marco referencial é o Plano Nacional de Educação Pré-Escolar, lançado pelo MEC em 1981, dentro da política de expansão, a baixo custo, do atendimento à criança pré-escolar. A forma de atendimento que foi imprimida à pré-escola por esse plano suscitou iniciativas acadêmicas no Mestrado em Educação com a intenção não só de avaliar essa ação mas também de interferir nela pedagogicamente. Dessas iniciativas originaram-se várias dissertações que servem hoje como um rico referencial teórico-metodológico para a

atuação pedagógica na pré-escola.

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Publicado

15-06-1996

Cómo citar

Guimarães, I. B., Soares, G. B. V., Neves, J. C. das, Fernandes, A. M., Medeiros, L. de, & Araujo, M. G. P. S. de. (1996). A função pedagógica da pré-escola: um estudo diagnóstico da pré-escola publica estadual da cidade do Natal. Educación En Cuestión, 6(1), 171–191. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12239

Número

Sección

Pesquisas e experiências