Integração de alunos com difíceis intelectuais no ensino regular – um desafio, um projeto
Abstract
O DESAFIO
Como a escola tem participado no sentido de favorecer o processo de desenvolvimento dos alunos? Qual a real contribuição da educação escolar para que os alunos desenvolvam plenamente suas possibilidades físicas, sociais, intelectuais? Que ambiente sócio-afetivo e pedagógico a escola tem oferecido aos seus alunos, para que o respeito mútuo, a cooperação e a solidariedade entre as pessoas sejam sentimentos cultivados desde cedo, como um verdadeiro exercício dos ideais democráticos? A modernização e adequação do ensino a uma 4 sociedade que caminha para o século XXI exigem da escola a quebra de preconceitos e de restrições de toda ordem. A compreensão de que existem diferenças entre as pessoas, as culturas, os tipos e níveis de conhecimento constituem um desafio e, ao mesmo tempo, um passo decisivo para se conseguir eliminar as barreiras existentes quanto a integração escolar de deficientes na escola e fora dela. A formação dos professores é, em geral, deficitária para enfrentar esses desafios.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.