Integração de alunos com difíceis intelectuais no ensino regular – um desafio, um projeto

Autores/as

  • Maria Teresa Eglér Mantoan

Resumen

O DESAFIO

Como a escola tem participado no sentido de favorecer o processo de desenvolvimento dos alunos? Qual a real contribuição da educação escolar para que os alunos desenvolvam plenamente suas possibilidades físicas, sociais, intelectuais? Que ambiente sócio-afetivo e pedagógico a escola tem oferecido aos seus alunos, para que o respeito mútuo, a cooperação e a solidariedade entre as pessoas sejam sentimentos cultivados desde cedo, como um verdadeiro exercício dos ideais democráticos? A modernização e adequação do ensino a uma 4 sociedade que caminha para o século XXI exigem da escola a quebra de preconceitos e de restrições de toda ordem. A compreensão de que existem diferenças entre as pessoas, as culturas, os tipos e níveis de conhecimento constituem um desafio e, ao mesmo tempo, um passo decisivo para se conseguir eliminar as barreiras existentes quanto a integração escolar de deficientes na escola e fora dela. A formação dos professores é, em geral, deficitária para enfrentar esses desafios.

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Publicado

15-12-1996

Cómo citar

Mantoan, M. T. E. (1996). Integração de alunos com difíceis intelectuais no ensino regular – um desafio, um projeto. Educación En Cuestión, 6(2), 176–182. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12241

Número

Sección

Pesquisas e experiências