Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade – caso do Mestrado em Ensino português

Autores

  • Ana Luísa Rodrigues Universidade de Lisboa
  • Luísa Cerdeira Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13291

Palavras-chave:

Metodologias de ensino. Formação ativa. Didática da Economia e da Contabilidade.

Resumo

Este estudo objetivou analisar o desenvolvimento de novas metodologias, designadamente a aplicação da Formação Ativa, no ensino de disciplinas do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade português, tendo em linha de conta as percepções dos futuros professores sobre o que é (ou deverá) ser Professor(a) de Economia e de Contabilidade. A metodologia de investigação utilizada foi a de estudo de caso, com observação participante, numa abordagem predominantemente qualitativa, suportada na investigação da própria prática, procurando caminhos para a inovação dos processos educativos em face do novo paradigma tecnológico contemporâneo. Foi constatada a aplicabilidade da Formação Ativa e obtidos resultados que verificaram a sua eficácia no ensino da Economia e Contabilidade, com o desenvolvimento de metodologias de aprendizagem ativas, que se pretende que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional docente na futura sociedade do conhecimento.

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Publicado

19-12-2017

Como Citar

Rodrigues, A. L., & Cerdeira, L. (2017). Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade – caso do Mestrado em Ensino português. Revista Educação Em Questão, 55(46), 34–58. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13291

Edição

Seção

Artigos