The production of knowledge on Higher Education in Brazil in articles published between 2008 and 2018

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17114

Keywords:

Higher Education. Brazil. Production of knowledge. Educational policies.

Abstract

The present article has the objective of offering an analytical synthesis of academic productions on the current panorama of Brazilian higher education. The study has a descriptive exploratory purpose, using bibliographic research. The empirical material consisted of 130 articles published between 2008 and 2018 in journals captured in the Portal of CAPES Journals that present a panorama of the contemporary Brazilian higher education, dealing with trends, policies, models and management configurations. It resulted in two types of analysis: bibliometric and reflective/interpretive. The outcomes indicate a strong concentration of publications between 2015 and 2017, with a focus on private institutions. The studies were classified into nine major categories: educational policies, expansion, internationalization, diversification, evaluation of higher education, university management, commercialization, democratization and inclusion. As a trend, it was noticed that the scenario of higher education in Brazil is strongly influenced by global movements of capitalism with neoliberal bias, with the encouragement of multilateral organizations that promote a commercialized, diversified, private and elitist expansion.

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Author Biographies

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduação em Serviço Social (1982) e Mestrado em Serviço Social (1995 )pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é professora titular nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e em Gestão Educacional (Profissional), na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora coordenando o Projeto de Pesquisa Evasão escolar, gestão e formação de recursos humanos em escolas públicas de ensino médio no município de São Leopoldo-RS. Tem experiência em Gestão Universitária com atuação na coordenação de cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Senso e áreas administrativas. Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Gestão de Pessoas, Trajetórias Profissionais, Políticas Educacionais, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional e Indicadores de Qualidade. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) - UFMG e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS, Trabalho Educação e Conhecimento - UFRGS. Atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de de Prevenção da Evasão Escolar (ABAPEVE).

Ricardo Ferreira Vitelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Educação (2017), Mestre em Educação (2013) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1987), todos pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1984). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa mercadológica, políticas públicas, indicadores educacionais e ensino médio. Atuei no Observatório de Educação no projeto intitulado Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática Núcleo em Rede 2011-2014, dentro do subprojeto Evasão no Ensino Médio e Superior, no Município de São Leopoldo

Artur Eugênio Jacobus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Sua tese de doutorado tratou da influência de empresas e associações empresariais sobre as instituições que regulam o funcionamento da indústria de software do Brasil. Entre 2011 e 2016, foi diretor da Unidade de Serviços Acadêmicos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Atualmente é professor dos cursos de graduação em Administração, Jornalismo e Direito e no Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas pesquisas na área da administração e gestão educacional têm abordado as relações de mútua influência entre organizações e instituições. É líder do grupo de pesquisa Democratização, Inclusão e Gestão na Educação Superior.

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Published

03-07-2019

How to Cite

Fritsch, R., Vitelli, R. F., & Jacobus, A. E. (2019). The production of knowledge on Higher Education in Brazil in articles published between 2008 and 2018. Journal Education in Question, 57(53). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17114