La producción de conocimientos sobre Educación Superior en Brasil en artículos publicados entre 2008 y 2018

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17114

Palabras clave:

Educación superior. Brasil. Producción de conocimientos. Políticas educativas.

Resumen

El presente artículo tiene el objetivo de ofrecer una síntesis analítica de las producciones académicas sobre el panorama contemporáneo de la educación superior de Brasil. El estudio tiene carácter exploratorio descriptivo, utilizando la investigación bibliográfica. El material empírico se constituyó de 130 artículos publicados entre 2008 y 2018 en periódicos captados en el Portal de Periódicos CAPES que presentan un panorama de la enseñanza superior brasileña contemporánea, tratando de tendencias, políticas, modelos y configuraciones de gestión. Resultó en dos tipos de análisis: bibliométrica y reflexiva/interpretativa. Los resultados indican una fuerte concentración de publicaciones entre 2015 y 2017, con foco principal en instituciones privadas. Los estudios se clasificaron en nueve macro categorías: políticas educativas, expansión, internacionalización, diversificación, evaluación de la enseñanza superior, gestión universitaria, mercantilización, democratización e inclusión. Como tendencia, se percibió que el escenario de educación superior en Brasil es fuertemente influenciado por movimientos globales del capitalismo con sesgo neoliberal, con incentivo de organismos multilaterales que impulsan una expansión mercantilizada, diversificada, privada y elitizada.

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Biografía del autor/a

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduação em Serviço Social (1982) e Mestrado em Serviço Social (1995 )pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é professora titular nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e em Gestão Educacional (Profissional), na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora coordenando o Projeto de Pesquisa Evasão escolar, gestão e formação de recursos humanos em escolas públicas de ensino médio no município de São Leopoldo-RS. Tem experiência em Gestão Universitária com atuação na coordenação de cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Senso e áreas administrativas. Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Gestão de Pessoas, Trajetórias Profissionais, Políticas Educacionais, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional e Indicadores de Qualidade. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) - UFMG e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS, Trabalho Educação e Conhecimento - UFRGS. Atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de de Prevenção da Evasão Escolar (ABAPEVE).

Ricardo Ferreira Vitelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Educação (2017), Mestre em Educação (2013) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1987), todos pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1984). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa mercadológica, políticas públicas, indicadores educacionais e ensino médio. Atuei no Observatório de Educação no projeto intitulado Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática Núcleo em Rede 2011-2014, dentro do subprojeto Evasão no Ensino Médio e Superior, no Município de São Leopoldo

Artur Eugênio Jacobus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Sua tese de doutorado tratou da influência de empresas e associações empresariais sobre as instituições que regulam o funcionamento da indústria de software do Brasil. Entre 2011 e 2016, foi diretor da Unidade de Serviços Acadêmicos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Atualmente é professor dos cursos de graduação em Administração, Jornalismo e Direito e no Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas pesquisas na área da administração e gestão educacional têm abordado as relações de mútua influência entre organizações e instituições. É líder do grupo de pesquisa Democratização, Inclusão e Gestão na Educação Superior.

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Publicado

03-07-2019

Cómo citar

Fritsch, R., Vitelli, R. F., & Jacobus, A. E. (2019). La producción de conocimientos sobre Educación Superior en Brasil en artículos publicados entre 2008 y 2018. Educación En Cuestión, 57(53). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17114