A produção de conhecimentos sobre Educação Superior no Brasil em artigos publicados entre 2008 e 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17114

Palavras-chave:

Educação superior. Brasil. Produção de conhecimentos. Políticas educacionais.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de oferecer uma síntese analítica das produções acadêmicas sobre o panorama atual da educação superior brasileira. O estudo tem caráter exploratório descritivo, utilizando a pesquisa bibliográfica. O material empírico se constituiu de 130 artigos publicados entre 2008 e 2018 em periódicos captados no Portal de Periódicos CAPES que apresentam um panorama do ensino superior brasileiro contemporâneo, tratando de tendências, políticas, modelos e configurações de gestão. Resultou em dois tipos de análises: bibliométrica e reflexiva/interpretativa. Os resultados indicam forte concentração de publicações entre 2015 e 2017, com foco principal em instituições privadas. Os estudos foram classificados em nove macrocategorias: políticas educacionais, expansão, internacionalização, diversificação, avaliação do ensino superior, gestão universitária, mercantilização, democratização e inclusão. Como tendência, percebeu-se que o cenário da educação superior no Brasil é fortemente influenciado por movimentos globais do capitalismo com viés neoliberal, com incentivo de organismos multilaterais que impulsionam uma expansão mercantilizada, diversificada, privada e elitizada.

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Biografia do Autor

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduação em Serviço Social (1982) e Mestrado em Serviço Social (1995 )pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é professora titular nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e em Gestão Educacional (Profissional), na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora coordenando o Projeto de Pesquisa Evasão escolar, gestão e formação de recursos humanos em escolas públicas de ensino médio no município de São Leopoldo-RS. Tem experiência em Gestão Universitária com atuação na coordenação de cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Senso e áreas administrativas. Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Gestão de Pessoas, Trajetórias Profissionais, Políticas Educacionais, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional e Indicadores de Qualidade. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) - UFMG e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS, Trabalho Educação e Conhecimento - UFRGS. Atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de de Prevenção da Evasão Escolar (ABAPEVE).

Ricardo Ferreira Vitelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Educação (2017), Mestre em Educação (2013) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1987), todos pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1984). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa mercadológica, políticas públicas, indicadores educacionais e ensino médio. Atuei no Observatório de Educação no projeto intitulado Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática Núcleo em Rede 2011-2014, dentro do subprojeto Evasão no Ensino Médio e Superior, no Município de São Leopoldo

Artur Eugênio Jacobus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Sua tese de doutorado tratou da influência de empresas e associações empresariais sobre as instituições que regulam o funcionamento da indústria de software do Brasil. Entre 2011 e 2016, foi diretor da Unidade de Serviços Acadêmicos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Atualmente é professor dos cursos de graduação em Administração, Jornalismo e Direito e no Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas pesquisas na área da administração e gestão educacional têm abordado as relações de mútua influência entre organizações e instituições. É líder do grupo de pesquisa Democratização, Inclusão e Gestão na Educação Superior.

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Publicado

03-07-2019

Como Citar

Fritsch, R., Vitelli, R. F., & Jacobus, A. E. (2019). A produção de conhecimentos sobre Educação Superior no Brasil em artigos publicados entre 2008 e 2018. Revista Educação Em Questão, 57(53). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17114

Edição

Seção

Artigos