Ensino da didática no curso de licenciatura em pedagogia

estudo a partir do programa da disciplina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID18889

Palavras-chave:

Ensino de didática. Curso de Pedagogia. Abordagens pedagógicas. Formação do Pedagogo.

Resumo

O artigo focaliza o ensino de didática a partir da análise das ementas da disciplina da década de 1970 a 2018 em um curso de pedagogia. Compreende a Didática como área do conhecimento que expressa a relação teórica e prática no processo de ensino e aprendizagem. Analisa a relação entre os diferentes períodos da formação de professores e o ensino de Didática em um curso de licenciatura em Pedagogia. Para isso realiza uma pesquisa de abordagem qualitativa (Ludke e André, 2013) alicerçada em estudo documental e bibliográfico. Os aportes de estudo incluem Gatti, Martins, Romanowski, Veiga, e outros que discutem a didática no contexto das políticas educacionais e da formação de professores. Os dados indicam que o ensino de didática expressa mudanças de abordagens determinadas pela organização social e política, das pesquisas e da prática pedagógica o que influencia seu ensino e resulta um conhecimento poderoso na formação dos professores.  

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Publicado

07-02-2020

Como Citar

Romanowski, J. P., Domit Mallat, J., & Lopes Guimarães, E. (2020). Ensino da didática no curso de licenciatura em pedagogia: estudo a partir do programa da disciplina. Revista Educação Em Questão, 58(55). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID18889

Edição

Seção

Artigos