O saber profissional do professor que ensina matemática

análise de um caderno de normalista de 1950

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID18921

Palavras-chave:

Saber profissional. Matemática a ensinar. Matemática para ensinar. Escola Normal.

Resumo

O texto analisa um caderno de normalista elaborado na década de 1950, junto do estudo de um manual pedagógico de referência na formação de professores. A questão norteadora é dada por: Que apropriações são realizadas dos manuais, que referenciam cursos de formação, incorporadas no texto do caderno de normalista, de modo a constituírem elementos de um saber profissional do professor para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares? Na análise, utilizam-se ferramentas teórico-metodológicas integrantes de estudos sobre o saber profissional do professor, bem como estudos vindos da História Cultural. São mobilizadas categorias como matemática a ensinar e matemática para ensinar. Os resultados apontam para elementos do saber profissional do professor que ensina matemática, presentes no caderno, e que estão ligados a uma pedagogia da matemática, entendida como conjunto de orientações amplas aos professores. A partir dessa formação, o futuro docente, em sua prática pedagógica, deveria elaborar saberes para aplicá-los aos conteúdos de ensino da aritmética.

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Biografia do Autor

Bruna Lima Ramos Giusti, Universidade Federal de São Paulo

Mestre Bruna Lima Ramos Giusti
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde

Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos (Brasil)

Professora de matemática na rede pública de São Paulo

Grupo de pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT)

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5561-868X

E-mail: bruna.lima@unifesp.br

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Professor Livre-Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos (Brasil)

Grupo de pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT)

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Publicado

07-02-2020

Como Citar

Lima Ramos Giusti, B., & Rodrigues Valente, W. (2020). O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950. Revista Educação Em Questão, 58(55). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID18921

Edição

Seção

Artigos