Research and teaching formation

possibilities of self-confrontation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21428

Keywords:

Research and teacher formation. Self-confrontation. Teaching practice. Daily life.

Abstract

The purpose of this article is to defend that self-confrontation, under the criticism and self-criticism mediation, can promote research and teacher formation, favoring the transformation of teaching practice and, possibly, school reality. The theoretical-methodological axis is based on historical-dialectic materialism, with emphasis on the singularity, particularity and universality categories; on the concept of daily life and on the methodological procedure of self-confrontation, this not restricted to the descriptive production of teaching practice. We conclude that we can carry out both the production process of research and the formation and transformation of teaching practice, promoting the encounter of the teacher with his own practice, under the purpose of constituting a new context.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Vilani Cosme de Carvalho, Universidade Federal do Piaui

Tem pós-doutorado (2011), doutorado (2004) e mestrado (1997) em Educação, com área de concentração em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora-pesquisadora da Universidade Federal do Piauí, na categoria associado, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro de Ciências da Educação, atuando na área e campo da Educação, em especial com a Psicologia da Educação, ministrando disciplinas e orientando Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, Dissertações e Teses.Tem estudado e publicado sobre temáticas relativas à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos, como: os processos constitutivos da (trans)formação humana, os processos de constituição da identidade do educador, os processos de produção de significados e sentidos da profissão docente, notadamente da formação e atividade docente, tendo como fundamentação teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana" (NEPSH).

Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Ponti´fícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975). Mestrado (1988) e Doutorado (1996) em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores e do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Recebeu Bolsa Produtividade PQ 2 em 2018. Publicou 20 artigos em periódicos especializados e 72 trabalhos em anais de eventos. Possui 41 capítulos de livros publicados e participou da organização de 5 livros nos últimos dez anos. Participou de 12 eventos no exterior e 34 no Brasil. Orientou 43 dissertações de mestrado, e 23 de doutorado, sendo que no momento orienta 3 alunos de doutorado, 8 de mestrado e 1 de Pós-Doc. Atua na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Psicologia Sócio-Histórica. Coordenou o Projeto de Cooperação Acadêmica - PROCAD (2008-2012), realizado em parceria entre as instituições PUCSP, UFAL, UNISA RJ, com apoio da Capes. Atualmente coordena outro PROCAD (2015-2020), que está sendo realizado entre as instituições PUCSP, UFAL, UFPI, UERN, com apoio CNPq/Capes. Desde 2018 possui Bolsa Produtividade CNPQ. É líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ- Atividade Docente e Subjetividade (GADS). Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, são: educação, psicologia da educação, formação de professor, sentidos e significados,dimensão subjetiva e emancipação/ transformação.

Raquel Antonio Alfredo, Sem filiação institucional no momento

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2013), mesma universidade pela qual graduou-se em Pedagogia (2002). Especializou-se em Educação: Fundamentos de uma Educação para o Pensar (2004) e em Psicopedagogia (2005) pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão - COGEAE/PUC-SP. Em 2006, também pela PUC-SP, obteve grau de mestre em Educação: Psicologia da Educação. Atua no campo da pesquisa em Psicologia da Educação, da Supervisão e Orientação Educacional Institucional, da Supervisão e Orientação Individual em Estudos Acadêmicos e da Orientação Profissional de Jovens e Adultos. É credenciada como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Piauí - UFPI e bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH) da UFPI e pesquisadora no grupo de pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação (PUC-SP), cadastrado no CNPQ sob a denominação Atividade Docente e Subjetividade, participando, desde 2014, no desenvolvimento do projeto PROCAD aprovado sob o título: TECENDO REDES DE COLABORAÇÃO NO ENSINO E NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A DIMENSÃO SUBJETIVA DA REALIDADE ESCOLAR e, desenvolvido em parceria estabelecida entre a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação), a Universidade Federal do Piauí (PPGEd: Programa de Pós-Graduação em Educação), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPG: Programa de Pós-Graduação em Educação) e a Universidade Federal de Alagoas (PPG: Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira).

References

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; DAVIS, Claudia Lemes Ferreira. Significados e sentidos no contexto escolar. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, n. 25, p. 183-196, jul./dez. 2011. Disponível em http://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/ppged/arquivos/files/les25.pdf. Acesso em: 17 nov. 2019.

ALFREDO, Raquel Antonio. Análise da pedagogia de Makarenko por Lukács e a relação entre o processo educativo e o desenvolvimento histórico-social do ser humano: contribuições à Psicologia Sócio-Histórica. 2013. 340f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16109. Acesso em: 22 nov. 2019.

BRANDO, Maria Fourpome. Análise da atividade docente: em busca dos sentidos e significados constituídos pelo professor acerca das “dificuldades de aprendizagem”. 2012. 259 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16044. Acesso em: 18 nov. 2019.

CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. Autoconfrontação: narrativa videogravada, reflexividade e formação do professor como ser para si. In. MAIA, Helenice; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico; AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de (org.). Formação, atividade e subjetividade: aspectos indissociáveis da docência. São Paulo: Marsupial Editora, 2013. (E-book). Disponível em: http://marsupialeditora.com.br/download/formacaoatividadeesubjetividade.pdf. Acesso em: 29 out. 2019.

CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. Tradução Adail Sobral. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

CLOT, Yves; LEPLAT, Jacques. La méthode clinique en ergonomie et en psychologie du travail. Le Travail Humain, v. 68, n. 4, p. 289-316, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.3917/th.684.0289 . Acesso em: 2 fev. 2020.

DUARTE, Newton. A Individualidade para-si: contribuições a uma teoria histórico social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 1993.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

FAÏTA, Daniel; MAGGI, Bruno (org.). Un débat en analyse du travail: deux méthodes em synergie dans l’étude d’une situation d’enseignement. Toulouse: Octarès, 2007.

HELLER, Agnes. Sociologia de la vida cotidiana. 4. ed. Barcelona: Península, 1977.

HELLER, Agnes. Cotidiano e história. Tradução Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2000.

KOPNIN, Pável Vasílievich. A dialética como lógica e teoría do conhecimento. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução Manuel Dias Duarte. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LEFEBVRE, Henri. Lógica formal/lógica dialética. 5. ed. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

LUKÁCS, György. Ontologia do ser social. Tradução Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1979.

LUKÁCS, György. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. Tradução Lya Luft e Rodnei Nascimento. São Paulo: Boitempo, 2010.

LUKÁCS, György. História e consciência de classe: estudo sobre a dialética marxista. Tradução Rodnei Nascimento. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

MARX, Karl Heinrich. O capital: crítica da economia política. Tradução Reginaldo Sant’Anna. 7. ed. São Paulo: Difel, 1982.

MARX, Karl Heinrich. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl Heinrich. Teses sobre Feuerbach. E-book. (Edição Ridendo Castigat Mores). Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/feuerbach.pdf. Acesso em: 4 nov. 2018.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2011.

OLIVEIRA, Betty Antunes. A dialética do singular-particular-universal. In: ABRANTES, Angelo Antonio; SILVA, Nilma Renildes da; MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira (org.). Método histórico-social na psicologia. Petrópolis: Vozes, 2005.

SOARES, Júlio Ribeiro. Atividade docente e subjetividade: sentidos e significados constituídos pelo professor acerca da participação dos alunos em atividades de sala de aula. 2011. 328 f. Tese (Doutorado em Educação ) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15990. Acesso em: 23 nov. 2019.

RETZ, Raquel de Godoy. A “autoconfrontação” como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios. 2012. 199f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16028. Acesso em: 9 nov. 2019.

VIGOTSKI, Lev Semiónovitch. Psicologia da arte. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, Lev Semiónovitch. Concrete human Psychology. Tradução Enid Abreu Dobránszky. Soviet Psychology, v. 17, n. 2, 1989. Disponível em: https://doi.org/10.2753/RPO1061-0405270253. Acesso em: 22 jan. 2020.

VIGOTSKI, Lev Semiónovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Published

16-10-2020

How to Cite

Cosme de Carvalho, M. V., Junqueira de Aguiar, W. M., & Antonio Alfredo, R. (2020). Research and teaching formation: possibilities of self-confrontation. Journal Education in Question, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21428