Investigación y formación docente

posibilidades de confrontación personal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21428

Palabras clave:

Investigación y formación de profesores. Auto-confrontación. Práctica de la enseñanza. La vida cotidiana.

Resumen

El objetivo de este artículo es defender que la auto-confrontación, bajo la mediación de la crítica y la autocrítica, puede promover la investigación y la formación de los profesores, favoreciendo la transformación de la práctica docente y posiblemente de la realidad escolar. El eje teórico-metodológico se basa en el materialismo histórico-dialéctico, con énfasis en las categorías de singularidad, particularidad y universalidad; en el concepto de vida cotidiana y en el procedimiento metodológico de autoconfrontación, que no se limita a la producción descriptiva de la práctica docente. Se concluye que podemos llevar a cabo tanto el proceso de producción de la investigación como el de formación y transformación de la práctica docente, promoviendo el encuentro del profesor con su propia práctica, con el fin de constituir un nuevo contexto.

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Biografía del autor/a

Maria Vilani Cosme de Carvalho, Universidade Federal do Piaui

Tem pós-doutorado (2011), doutorado (2004) e mestrado (1997) em Educação, com área de concentração em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora-pesquisadora da Universidade Federal do Piauí, na categoria associado, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro de Ciências da Educação, atuando na área e campo da Educação, em especial com a Psicologia da Educação, ministrando disciplinas e orientando Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, Dissertações e Teses.Tem estudado e publicado sobre temáticas relativas à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos, como: os processos constitutivos da (trans)formação humana, os processos de constituição da identidade do educador, os processos de produção de significados e sentidos da profissão docente, notadamente da formação e atividade docente, tendo como fundamentação teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana" (NEPSH).

Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Ponti´fícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975). Mestrado (1988) e Doutorado (1996) em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores e do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Recebeu Bolsa Produtividade PQ 2 em 2018. Publicou 20 artigos em periódicos especializados e 72 trabalhos em anais de eventos. Possui 41 capítulos de livros publicados e participou da organização de 5 livros nos últimos dez anos. Participou de 12 eventos no exterior e 34 no Brasil. Orientou 43 dissertações de mestrado, e 23 de doutorado, sendo que no momento orienta 3 alunos de doutorado, 8 de mestrado e 1 de Pós-Doc. Atua na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Psicologia Sócio-Histórica. Coordenou o Projeto de Cooperação Acadêmica - PROCAD (2008-2012), realizado em parceria entre as instituições PUCSP, UFAL, UNISA RJ, com apoio da Capes. Atualmente coordena outro PROCAD (2015-2020), que está sendo realizado entre as instituições PUCSP, UFAL, UFPI, UERN, com apoio CNPq/Capes. Desde 2018 possui Bolsa Produtividade CNPQ. É líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ- Atividade Docente e Subjetividade (GADS). Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, são: educação, psicologia da educação, formação de professor, sentidos e significados,dimensão subjetiva e emancipação/ transformação.

Raquel Antonio Alfredo, Sem filiação institucional no momento

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2013), mesma universidade pela qual graduou-se em Pedagogia (2002). Especializou-se em Educação: Fundamentos de uma Educação para o Pensar (2004) e em Psicopedagogia (2005) pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão - COGEAE/PUC-SP. Em 2006, também pela PUC-SP, obteve grau de mestre em Educação: Psicologia da Educação. Atua no campo da pesquisa em Psicologia da Educação, da Supervisão e Orientação Educacional Institucional, da Supervisão e Orientação Individual em Estudos Acadêmicos e da Orientação Profissional de Jovens e Adultos. É credenciada como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Piauí - UFPI e bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH) da UFPI e pesquisadora no grupo de pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação (PUC-SP), cadastrado no CNPQ sob a denominação Atividade Docente e Subjetividade, participando, desde 2014, no desenvolvimento do projeto PROCAD aprovado sob o título: TECENDO REDES DE COLABORAÇÃO NO ENSINO E NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A DIMENSÃO SUBJETIVA DA REALIDADE ESCOLAR e, desenvolvido em parceria estabelecida entre a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação), a Universidade Federal do Piauí (PPGEd: Programa de Pós-Graduação em Educação), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPG: Programa de Pós-Graduação em Educação) e a Universidade Federal de Alagoas (PPG: Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira).

Citas

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Publicado

16-10-2020

Cómo citar

Cosme de Carvalho, M. V., Junqueira de Aguiar, W. M., & Antonio Alfredo, R. (2020). Investigación y formación docente: posibilidades de confrontación personal. Educación En Cuestión, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21428